SEBRAE
Curso intensivo do Sebrae atrai empreendedores interessados em transformar negócios
Capacitação “Bootcamp – Empreendedorismo em Ação” traz resultados para quem participa, por atuar no desenvolvimento do comportamento empreendedor
03/11/2023
07:45
ASSECOM
@Divulgação
Para ajudar quem está precisando definir uma ideia ou redesenhar seu modelo de negócio, o Sebrae/MS oferece o curso “Bootcamp – Empreendedorismo em Ação”, que ensina ferramentas e técnicas que auxiliam a criação de novos projetos, produtos ou serviços. Em formato intensivo, com 24 horas de duração distribuídas em seis módulos, a iniciativa vem trazendo resultados transformadores para quem participa, por atuar no desenvolvimento do comportamento empreendedor.
É o caso da proprietária do Rancho dos Ipês, empresa de turismo rural focada em pescaria embarcada na cidade de Dourados, Andrea de Oliveira Utuari, que está à frente do negócio desde 2014. Ela participou da turma mais recente do curso, ofertada pelo Sebrae em seu escritório regional no município, entre os dias 24 e 26 de outubro. Para a empreendedora, a participação tornou mais objetivas questões sobre divulgação, definição de público-alvo e a relação entre custo, preço e valor de mercado.
“A metodologia é muito boa, acho melhor o prático do que você ficar ali só ouvindo. Foi muito dinâmico. E outro ponto que valeu à pena foram os exemplos, com eles foi possível entender realmente, ver o que motivou o acerto ou o erro naquelas situações e, sabendo disso, evitar viver aquela experiência negativa”, disse Andrea de Oliveira.
O Bootcamp busca capacitar os empreendedores e funcionários de empresas a tomarem decisões de forma mais inteligente e segura. Por proporcionar que o participante percorra o caminho que existe entre uma ideia e sua implantação para alcançar crescimento no mercado, o gerente de vendas da Comagran, comércio de mangueiras hidráulicas e equipamento para soldagem, Diego Corman, acredita que o curso é interessante tanto para os colegas quanto para a diretoria.
“A gente vive em permanente mudança, especialmente no varejo, então é preciso buscar conhecimento constantemente. Quem não procura se adequar, acaba perdendo uma fatia do mercado. Este treinamento me deu um upgrade de 100%. Ajudou a abrir a mente e ver como acertar alguns pontos que podemos melhorar e perceber outros que podem ser desenvolvidos. Também gostei da metodologia, foi importante colocar a mão na massa, não ficar só na teoria”, avaliou Diego Corman, que participou da turma ocorrida no Sebrae em Dourados, no mês de outubro.
O Bootcamp também despertou o interesse de Tatiana Sakai, que investiu no curso para atualizar-se e ter uma perspectiva do negócio como um todo. Tatiana é proprietária do Centro de Cuidado Animal, clínica veterinária que atua há quatro anos na cidade e também oferece banho e tosa. Antes de abrir a clínica, ela fez cursos voltados para gestão específica do seu ramo e agora sentiu a necessidade de saber mais sobre empreendedorismo.
“Vim em busca de ter uma visão integral da empresa e de fazer uma reciclagem para verificar o que posso melhorar hoje no meu comércio. Para quem quer colocar um projeto no papel, penso que esse curso é uma forma bem eficiente de começar”, contou a empresária.
Foi o que aconteceu com Larissa Falchi, que é de Caarapó e fez o Bootcamp pela Associação Comercial e Empresarial (ACEC), em junho, em Campo Grande, através de uma parceria com o Sebrae. Larissa vendia semijoias como forma de obter uma renda extra desde 2019. Mesmo durante a pandemia, ela percebeu que a atividade tinha potencial para se transformar na sua renda principal e então buscou conhecimento para alcançar o objetivo de ter a sua loja.
“Meu sonho sempre foi ter uma empresa de semijoias e roupas, que é um ramo que sempre me identifiquei. Comecei como uma renda extra e tinha meu emprego. Fui vendendo, buscando conhecimento e planejando abrir o ponto físico. Fiz o Bootcamp através da ACEC e foi crucial, foi uma virada de chave. Foi a partir do curso que pude ver que o meu negócio estava praticamente pronto, faltava executar. Algumas ferramentas que foram aplicadas eu já tinha certo conhecimento, porque tinha feito outros cursos, mas penso que a metodologia, a maneira como o Sebrae ensina essas ferramentas é muito mais clara e objetiva”, destaca a empreendedora.
Em agosto deste ano, a empresária inaugurou a loja “Larissa Falchi Semijoias” e passou a se dedicar exclusivamente ao seu negócio. “O treinamento me fez enxergar que a ideia do meu empreendimento já podia sair do papel, podia se concretizar. As ferramentas aplicadas fizeram eu enxergar que eu já estava pronta para dar esse passo”, destaca Larissa Falchi.
O “Bootcamp – Empreendedorismo em Ação” apresenta conceitos e ferramentas e cria um ambiente que permite aos participantes desenvolverem suas ideias e projetos da criação até a execução. Os módulos abordam os seguintes temas: Mindset Empreendedor; Cliente e Mercado; Problema e Solução; Prototipagem e Mínimo Produto Viável; Canais, Vendas e Modelos Financeiros e Lean Canvas, Storytelling e Pitch.
Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Leia Mais
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Leia Mais
Fim de Semana em Mato Grosso do Sul: Cultura, Música e Diversão para Todos
Leia Mais
Fim de semana em Mato Grosso do Sul terá tempo firme e temperaturas de até 36°C
Municípios