ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Cultura Viva de MS será apresentado pela Comissão de Educação da ALEMS
22/09/2023
11:25
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, apresentará o anteprojeto de Lei para instituir a Política Estadual de Cultura Viva de Mato Grosso do Sul, PECV-MS. De acordo com o Presidente da Comissão de Educação, deputado Professor Rinaldo Modesto, o anteprojeto será apresentado em primeira mão ao Governador do Estado, Eduardo Riedel, na presença do Secretário Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda e comissão composta por representantes do setor cultural.
A proposta é fruto da audiência pública "Os Tesouros Vivos da Cultura de Mato Grosso do Sul - Reconhecimento e Ação", realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no último dia 5 de setembro, que teve como objetivo ouvir as demandas do setor cultural do estado e formular as diretrizes para criação da política pública prevista na proposta.
A principal reivindicação retirada das demandas é implantar uma política de valorização dos artistas, principalmente os que se encontram em vulnerabilidade social e o fomento para projetos culturais que incentivem a manutenção da cultura sul-mato-grossense.
“Nosso intuito é estimular, proteger e amparar os entes que constituem nossa cultura, nossas raízes e nossa identidade como sul-mato-grossenses. Queremos uma política pública realizada através da parceria do Estado, com a União, os Municípios e a sociedade civil, visando a ampliação do acesso da população sul-mato-grossense, promovendo também condições para que os artistas, aqueles que promovem nossas raízes culturais, através do seu trabalho, segurança e amparo”, destaca o deputado Rinaldo Modesto.
Na proposta também está prevista a criação da Casa dos Artistas do Mato Grosso do Sul, destacando também os critérios para que artistas, grupos e coletivos sejam enquadrados no programa. Pelo texto, será considerado Patrimônio Cultural Vivo do Estado de Mato Grosso do Sul, em condições de ser inscrita na PECV-MS, a pessoa natural ou grupo de pessoas naturais ou coletividade, dotadas ou não de personalidade jurídica e que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular estabelecida no âmbito estadual.
“Serão consideradas beneficiárias da Política Estadual de Cultura Viva, os agentes culturais, artistas, professores e quaisquer grupos sociais e individuais que desenvolvam ações de arte, cultura e educação que preserve e fomente nossos aspectos culturais. É através dessas diretrizes que vamos promover ações, projetos e programas de assistência financeira e social para aqueles que contribuem com suas vidas para a perpetuação da nossa cultura”, disse Rinaldo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios