Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Novembro de 2024

INTEGRAÇÃO

UEMS passa a integrar a REDCap Brasil

A ferramenta é utilizada em 154 países e mais de 6700 instituições

24/08/2023

18:55

ASSECOM

A UEMS passa a integrar a REDCap Brasil, consórcio que representa oficialmente o software livre REDCap (Research Electronic Data Capture) criado pela Vanderbilt University (Tennessee, EUA). Esta ferramenta está sendo utilizada em 154 países e mais de 6700 instituições.

Este software é uma plataforma digital que permite o planejamento da pesquisa, sua criação, desenvolvimento, coleta, gerenciamento de dados (processo, análise, compartilhamento e preservação) melhorando a qualidade da pesquisa. Permite a importação e exportação de dados, atende às normas da Lei Geral de Proteção de Dados e possibilita pesquisas multicêntricas.

As vantagens do REDCap para a UEMS:

a) Desenvolver um padrão de gestão de banco de dados que atende à Lei Geral de Proteção dos Dados, bem como a Resolução CNS nº 674 de 06 de maio de 2022 que trata das diretrizes referentes à tipificação da pesquisa e a tramitação dos protocolos de pesquisa no Sistema CEP/Conep, principalmente quanto ao processo de anonimização e pseudonimização.

b) Atender qualquer tipo de pesquisa. Tem o aplicativo para celular (iOS e Android) e tablet para coleta de dados, eliminando questionários/ formulários em papel.

c) Fazer parte do REDCap Community - site da comunidade que fornece um fórum para interação e diálogo sobre tópicos relacionados ao REDCap com administradores do REDCap em todo o mundo. 

“Entendemos que a aquisição desta licença elevará o padrão de qualidade das pesquisas a serem realizadas pelos pesquisadores e os bolsistas de iniciação científica dos cursos de enfermagem, da medicina e do Mestrado Profissional Ensino em Saúde da UEMS”, destaca a Dra. Márcia Alvarenga,  pesquisadora sênior do Mestrado Profissional Ensino em Saúde.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: