INTERIOR
Câmara Municipal inicia análise de projeto que atualiza legislação ambiental em Ponta Porã
25/08/2023
11:45
ASSECOM
A Câmara Municipal de Ponta Porã iniciou as análises de um projeto de lei que visa atualizar a legislação pertinente ao Meio Ambiente no município. Nesta semana, a Presidente da Câmara Municipal, Kamila Alvarenga, acompanhada pelos vereadores Agnaldo Miudinho, Anny Espínola, Neli Abdulahad, Rafael Modesto e Thiago Vedana
trataram do tema com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Thalita Klais.
O Projeto de Lei encaminhado à Câmara prevê a atualização da legislação pertinente, uma vez que a última atualização ocorreu no ano de 2016. Desde esta data, diversas legislações foram publicadas, principalmente entre 2020 e 2022.
Thalita explicou que há um conjunto de leis criadas neste período como: Lei Complementar n. 197/2020: Plano Diretor Municipal; Lei Complementar n. 201/2020: Política Municipal de Resíduos Sólidos; Lei Complementar n. 209/2021: Código de Posturas; Lei Municipal n. 4.478/2021: Política Municipal de Saneamento Básico; Lei Municipal n. 4.514/2022: Lei Contra os Maus Tratos aos Animais.
Também citou outras legislações relacionadas posteriormente publicadas que precisaram ser consideradas, tais como: Lei Complementar n. 101/2013: Proteção contra a Poluição Sonora; Lei Municipal n. 3.989/2013: Regulamento sobre poda e supressão de árvores. Compatibilização dos procedimentos vigentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente:
Ela informou que, atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com a Unidade de Licenciamento Ambiental, um setor extremamente importante da Prefeitura. “
A atualização da Política Municipal de Meio Ambiente é importante para compatibilizar os procedimentos atualmente realizados pela Unidade de Licenciamento
Ambiental, os quais evoluíram e se desenvolveram significativamente nos últimos anos”. A Secretária ainda expôs as principais atualizações que precisam ser feitas e que estão previstas no Projeto encaminhado à Câmara. São elas: Unificação das disposições que estavam fragmentadas referentes à Política Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente. Detalhamento das atribuições da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Art. 12º do Projeto de Lei); Delimitação dos instrumentos de gestão da PMMA; Delimitação dos órgãos envolvidos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Conselho Municipal de Meio AmbienteN (CMMA) e Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Meio Ambiente (JARIMA).
Outra observação importante é com relação à atualização das disposições quanto ao Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental (SILAM) de acordo com os procedimentos vigentes. Atualização das competências do Conselho Municipal de Meio Ambiente; Atualização da composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
No final do encontro, a Secretária comentou que o Projeto de Lei vai trazer benefícios como a compatibilização legal, fortalecimento da atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eficiência na prestação de serviços ao público amparada por uma legislação atualizada e compatibilizada, fortalecimento da atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente., fortalecimento da proteção ambiental local e a promoção do desenvolvimento sustentável. A melhoria da qualidade de vida da população, o fortalecimento da fiscalização e aplicação das leis ambientais e ainda facilitará a colaboração com outras secretarias municipais e atores relevantes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios