BATAGUASSU
Prefeitura inicia Campanha de Vacinação Antirrábica em Bataguassu
Animais da zona rural já estão sendo imunizados; Na zona urbana, primeiro bairro a ser atendido será o Jardim Campo Grande nos dias 4 e 5 de setembro
22/08/2023
17:50
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica. Destinada a cães e gatos com mais de três meses, a iniciativa tem como objetivo proteger os animais contra a raiva, uma doença grave e fatal.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, a vacinação neste mês de agosto está sendo realizada nas áreas rurais do município (sítios, fazendas e Assentamentos).
A partir do mês de setembro, por sua vez, a campanha percorrerá a zona urbana, nas proximidades das unidades de saúde e áreas de lazer, sempre das 17 às 20 horas (horário de Brasília).
O primeiro bairro a ser atendido será o Jardim Campo Grande, com a vacinação concentrada nos dias 4 e 5 de setembro, na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Dr. Lúcio Ferreira Rosa.
Já nos dias 11 e 12 de setembro, a vacinação será realizada na Praça do bairro Jardim São João atendendo os bairros Jardim São João, Jardim Bongiovanni, Residencial Modelo II e Jardim Santo Antônio.
Dentro da programação, haverá um Dia D de vacinação agendado para o dia 30 de setembro, sábado, simultaneamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Bataguassu; e no ESF Emiko Resende, no Distrito de Nova Porto XV, no horário das 8 às 15 horas (horário de Brasília).
“É fundamental que todos os tutores de cães e gatos participem da campanha, levando seus animais de estimação para receber a vacina. A raiva é uma doença zoonótica, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os seres humanos, o que torna essa ação de saúde pública ainda mais importante”, informa o secretário.
A gestão municipal orienta que os donos de cães levem os seus animaizinhos na coleira, guia ou corrente para que a vacinação aconteça de forma segura e evite que os animais possam fugir.
No caso dos gatos, os tutores devem levar os felinos em caixas de transporte; e de preferência, levar uma toalha para a contenção do animal durante a aplicação da vacina.
A ação conta com a parceria entre os setores de Vigilância em Saúde, que compreende profissionais da Vigilância Sanitária, Controle de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias.
4 e 5 de setembro – Jardim Campo Grande (ESF Dr. Lúcio Ferreira Rosa)
11 e 12 de setembro - Jardim São João, Jardim Bongiovanni, Residencial Modelo II e Jardim Santo Antônio (Praça do Jardim São João)
13 e 14 de setembro – Jardim São Francisco, Vila Nova (ESF Jardim São Francisco)
18 e 19 de setembro – Jardim Acapulco, Jardim Santa Luzia e Jardim Primavera (ESF Jardim Acapulco)
20 e 21 de setembro – Jardim Real, Jardim Santa Rosa, Jardim Sollito (Quadra de areia do Jardim Real)
25 e 26 de setembro – Jardim Santa Maria (ESF Central)
27 e 28 de setembro – Jardim América I, II e III; e Residencial Modelo I e III (Praça Helena Vitiritti)
Dia D de vacinação – 30 de setembro, sábado
Secretaria Municipal de Saúde – Bataguassu
ESF Emiko Resende (Distrito de Nova Porto XV)
Horário: 8 às 15 horas (horário de Brasília)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mãe de Ana Castela emociona ao cantar no 'Domingão com Huck' e recebe elogios do público
Leia Mais
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR de Três Lagoas
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Municípios