BATAGUASSU
Superintendência Municipal de Meio Ambiente orienta sobre descarte irregular de lixo em locais impróprios
Lixo jogado às margens das estradas rurais, em vias públicas ou em terrenos baldios é crime ambiental
18/08/2023
14:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Bataguassu, através da Superintendência Municipal de Meio Ambiente vem intensificando a fiscalização quanto ao descarte irregular de lixo no município. Além do trabalho de monitoramento de pontos da cidade onde a prática é mais comum, a autuação também pode ser feita por meio de imagens feitas por moradores no momento do flagrante.
A Estrada Boiadeira, por exemplo, mesmo com a limpeza executada rotineiramente pela Superintendência Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura está novamente cheia de lixo, sacolas plásticas, garrafas pets e restos de alimentos.
A culpa pelo lixo acumulado não é falta de coleta pela Prefeitura, mas sim de pessoas que simplesmente se veem no direito de jogar em qualquer lugar, de modo incorreto, materiais diversos como lixo orgânico, materiais recicláveis, sofás, colchões e carcaças de máquinas de lavar entre outros objetos inservíveis.
Além de estar cometendo um crime ambiental, o cidadão que faz o descarte inadequado de lixo em estradas rurais, terrenos baldios ou áreas de preservação está também colocando a saúde pública em risco.
De acordo com a superintendente municipal de Meio Ambiente, Camila Bachega, ao presenciar alguém jogando lixo em vias públicas, denúncias podem ser feitas pelos canais de comunicação da Prefeitura, através da Ouvidoria Municipal pelo telefone (67) 3541-5129; na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura pelo telefone (67) 3541-1901 ou até mesmo na Superintendência Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (67) 3541-1010, encaminhando, por exemplo, imagens do flagrante.
Camila frisa que se flagrado descartando lixo em local impróprio, o morador pode ser multado e até mesmo responder criminalmente sendo conduzido aos órgãos de segurança pública para providências cabíveis ao caso.
“Precisamos combater o descarte irregular de lixo, que gera problemas para toda a comunidade. A população pode denunciar tais práticas e nos ajudar a manter a cidade limpa, cuidando do meio ambiente e da saúde da população realizando o descarte de lixo de forma correta”, comenta.
Saiba como ajudar na manutenção da limpeza pública com atitudes simples:
- Não jogue lixo orgânico ou reciclável nas vias públicas, córregos, terrenos baldios, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope as bocas de lobo e pode provocar enchentes.
- Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.
- Embale corretamente seu lixo em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado para evitar que eles se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.
Proteja o vidro e outros materiais perfuro-cortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir os trabalhadores da coleta de lixo mesmo que eles usem as luvas protetoras. O trabalhador acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região ficará prejudicada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mãe de Ana Castela emociona ao cantar no 'Domingão com Huck' e recebe elogios do público
Leia Mais
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR de Três Lagoas
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Municípios