Campo Grande (MS), Terça-feira, 26 de Novembro de 2024

RIBAS DO RIO PARDO

Balanço da Sesau mostra que entrega de remédios gratuitos à população saltou de 334 mil para 3,1 milhões

Foram entregues 334.525 remédios entre agosto de 2021 e 2022; já entre agosto de 2022 e agosto de 2023, o número atingiu 3.116.626 medicamentos entregues de graça

14/08/2023

16:00

ASSECOM

Da esquerda para a direita, os Farmacêuticos Antônio Kadri, Taís Claro e Gabriela Campos comemoram os números

Um balanço divulgado nesta segunda-feira (14), pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) comprova, mais uma vez, que o crescimento econômico em Ribas do Rio Pardo está acelerado. De acordo com a Gerente Farmacêutica Taís Claro, entre agosto de 2021 e agosto de 2022, o número de remédios entregues à população – de forma gratuita – foi de 334.525 unidades de medicamentos dispensados.

O crescimento exponencial vem, em seguida, quando este número é comparado ao período entre agosto de 2022 e agosto de 2023, quando foi registrado um número 3.116.626 (três milhões, cento e dezesseis mil e seiscentos e vinte e seis) unidades de medicamentos entregues. Trata-se de um salto nunca visto antes na história de Ribas do Rio Pardo, principalmente por se comprovar em um crescimento de 931,62%.

Para a Gerente Farmacêutica Taís Claro, está mais do que comprovado que Ribas do Rio Pardo vive o auge do desenvolvimento econômico e populacional, principalmente por causa da chegada da construção da fábrica da Suzano, cujo investimento é de R$ 19,3 bilhões, sendo a maior obra da iniciativa privada na América Latina até o momento.

Na avaliação de Taís Claro, apesar de ter um crescimento para lá de relevante, esse número também é reflexo do aumento na quantidade de atendimentos farmacêuticos. Neste caso, o balanço da Sesau aponta que – entre agosto de 2021 agosto de 2022 – o total de atendimentos farmacêuticos foi de 12.940. Já entre agosto de 2022 e agosto de 2023, este número saltou para 121.738 atendimentos farmacêuticos, o que dá um crescimento de 940,78%.

O Secretário Municipal de Saúde, Marcos André de Melo, enfatizou que apesar do crescimento exponencial no número de atendimentos médicos e, como consequência, na distribuição de medicamentos, nada disso é motivo para se assustar. “Nós nos planejamos para esse momento. Sabíamos que aumentaria o fluxo de atendimentos, sendo assim haveria dispensa de medicamentos. Tanto é que não há falta de remédios. O que existe é falta pontual de alguns remédios, mas isso foi causado pela ausência de insumos nos laboratórios para sua fabricação. Mesmo assim, estamos buscando o máximo aos fornecedores diferenciados para que nada falte”, destacou Marcos André de Melo.

Os números comprovam que houve grande geração de empregos. Este ano, por dois meses seguidos – abril e maio –, Ribas do Rio Pardo foi o maior gerador de empregos de Mato Grosso do Sul. Em nível nacional, o mais recente número do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pertencente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostra que Ribas do Rio Pardo é o 5º Município do Brasil que mais gerou empregos por número de habitantes no primeiro semestre do ano.

Segundo mapeamento da consultoria LCA, realizado com base nos dados do Caged, foram 3.793 carteiras de trabalho assinadas para 23.150 moradores, o que representa 16,4% da população registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística no Censo de 2022 – números nos quais a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e contestou e impugnou a contagem realizada pelo órgão federal, por ter plena certeza de haver muito mais habitantes, além dos trabalhadores que vieram de outras regiões do País.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: