TCE-MS
Campanha de doação de sangue no TCE-MS supera expectativa
11/08/2023
12:05
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Cento e dez bolsas de sangue. Esse foi o resultado da Campanha de doação de sangue realizada nos dias 10 e 11 de agosto do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. A coleta foi realizada pelo Hemosul que montou uma estrutura em uma das salas do TCE-MS. Os servidores também puderam também trazer familiares e amigos para realizar a doação.
Com o slogan “Invista na vida, seja um doador de sangue e medula óssea”, a campanha é uma idealização da Secretaria da Fazenda do Estado e está percorrendo os órgãos públicos, estimulando os servidores a realizarem a doação e se cadastrarem como doadores de medula óssea.
A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do TCE-MS, Tatiana Bazan, comemora o resultado. “O recorde anterior de bolsas coletadas nessa campanha era da Secretaria de Fazenda, com 107 bolsas de sangue, e hoje conseguimos ultrapassar esse número. Foi uma competição saudável em prol da vida. Ficamos muito felizes em ver o interesse do servidor em participar”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, sendo que o parâmetro ideal seria de 3%. Em Mato Grosso do Sul o Hemocentro é o órgão que tem a missão de coletar, armazenar e distribuir hemocomponentes para todos os hospitais, públicos ou privados. O déficit no estoque ainda é uma realidade constante uma vez que ainda não faz parte da cultura das pessoas o ato de doar sangue voluntariamente.
Durante a ação, os servidores também puderam se cadastrar como doadores de medula óssea. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças. Estatísticas mostram que o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras. Para os demais 75% dos pacientes é preciso buscar um doador voluntário cadastrado no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas da Corte de Contas, Elaine Góis, explica que o servidor que fez a doação terá como benefício dois dias de abono. “Um dia de abono já é garantido pela lei 11.591/2004, já o segundo dia será concedido ao servidor por liberalidade do TCE-MS, totalizando em dois dias de abono pela doação de sangue”.
Ao final da coleta das doações, o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, afirmou estar muito satisfeito com o resultado da campanha. “Me sinto orgulhoso de fazer parte do quadro de servidores do Tribunal de Contas e, como presidente, oportunizar a todos os servidores a possibilidade de dedicarem um pouco da sua vida àqueles que estão necessitando”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios