ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto do deputado Lucas de Lima prevê de medidas conscientização sobre doação de órgãos nas escolas
12/07/2023
14:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Foi protocolado na tarde desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa (ALEMS), o Projeto de Lei 214/202 de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT) que prevê medidas de conscientização a respeito da importância de doação de órgãos e tecidos para transplante nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio no estado do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o projeto, as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Estado, devem incluir em seu projeto pedagógico, medidas de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e de tecidos para transplante.
As medidas de conscientização devem fazer parte do conteúdo das disciplinas de Ciências no ensino fundamental e de Biologia no ensino médio e devem abordar conceitos e fundamentos científicos, culturais, econômicos, políticos e sociais sobre as especificidades que envolvem a doação de órgãos e tecidos para transplante.
Ainda de acordo com o projeto, os conteúdos a serem abordados devem respeitar o limite de idade dos alunos do ensino fundamental e médio e as políticas educacionais previstas nos Planos Nacional e Estadual de Educação, e nas normas regulamentares de ensino emanadas pelo Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.
“A doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Sendo que muitas vezes o transpante é a única esperança, ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. Por isso, é necessário que a população se conscientize da importância do ato de doação de órgãos. O Brasil é uma referência mundial em transplantes e possui o maior sistema público do mundo na área, além de ser o segundo maior país transplantador, atrás apenas dos Estados Unidos. Atualmente cercade 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo Sistema ùnico de Saúde ( SUS). Em números absolutos, os pacientes recebem assistência integral e gratuita, o que inclui exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamento pós-transplante”, justificou o deputado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Possibilidade de chuva e calor intenso nesta terça-feira (24)
Leia Mais
Ministério da Saúde destina R$ 60 mil para cinco bancos de leite em MS
Leia Mais
Tradição de Natal, panetone ganha espaço na mesa dos brasileiros
Leia Mais
Horários de funcionamento de estabelecimentos em Campo Grande nos dias 24 e 25 de dezembro
Municípios