Campo Grande (MS), Terça-feira, 30 de Abril de 2024

RIBAS DO RIO PARDO

Na posse do novo superintendente Incra/MS, Prefeitura pede a retomada da regularização fundiária em Ribas

Na ocasião, o Prefeito reivindicou a retomada do processo de regularização fundiária em Ribas do Rio Pardo

08/05/2023

13:25

ASSECOM

O Prefeito João Alfredo Danieze e o novo Superintendente do Incra/MS, Paulo Roberto Silva

O Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, e o Secretário Municipal de Empreendedorismo, Lucien Rezende, participaram – na última sexta-feira (5) – da cerimônia conjunta de posse do Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso do Sul (Incra/MS), Paulo Roberto da Silva, da Coordenadora-Geral do escritório regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marina Ricardo Nunes Viana, e do Superintendente da Pesca e Aquicultura no Estado, Júlio Cleverton dos Santos.

O evento, realizado no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, contou com a presença do Diretor Nacional de Governança Fundiária do Incra, João Pedro Gonçalves da Costa. Na ocasião, o novo gestor da regional sul-mato-grossense da autarquia enfatizou o compromisso com “a retomada do processo de regularização fundiária de forma republicana, responsável, e feita para todos os assentamentos”. O Prefeito João Alfredo Danieze ouviu e aprovou o discurso do novo Superintendente do Incra/MS e disse: “Precisamos agilizar essa demanda em nossos assentamentos, com destaque para os assentamentos Pedreira, Mutum e Avaré”. Na ocasião, o Prefeito ainda se encontrou o deputado federal Vander Loubet e pediu apoio nas demandas junto ao Incra/MS.

O Prefeito João Alfredo Danieze com o deputado federal Vander Loubet (PT) na posse do novo Superintendente do Incra/MS.

Em discurso, o novo Superintendente do Incra/MS, Paulo Roberto da Silva, contemplou a reivindicação do Prefeito João Alfredo Danieze ao anunciar a retomada da criação de assentamentos, a fim de contemplar famílias de agricultores que aguardam um lote para iniciar a produção agropecuária, o que, segundo destacou, levará dignidade às famílias e vai alavancar a economia local. O Diretor de Governança Fundiária do instituto, João Pedro Gonçalves da Costa, evidenciou a necessidade da reconstruir as políticas públicas voltadas à produção de alimentos. “Neste Brasil que tem fome, houve a diminuição da área de produção de arroz, feijão, e este é o desafio do Incra - de aumentar essa produção”, informou.

A Coordenadora-Geral do escritório regional do MDA, Marina Nunes, enfatizou sobre a importância da recriação do Ministério destinado ao Desenvolvimento Agrário e à agricultura familiar, que, conforme frisou, é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. “Sou da terra, mulher, camponesa, assentada, que conhece a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Por isso, iremos trabalhar muito para fortalecer nossa gente do campo, das águas e das florestas, finalizou.

O Prefeito João Alfredo Danieze com a nova Coordenadora-Geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Mato Grosso do Sul, Marina Ricardo Nunes Viana .

Currículos

O novo Superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, possui mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. É servidor público estadual da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), desde 1989. Nesse período, coordenou a implantação dos assentamentos Corona, Boa Vista, Dorcelina Folador, Itamarati I e Nova Era (em Ponta Porã), Santa Catarina (Aral Moreira) e Vera Nilda (Antônio João).

Elaborou Planos de Desenvolvimento de Assentamentos (PDAs) no Estado, projetos de créditos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Atuou, ainda, com assistência técnica e estruturação de projetos para que agricultores familiares assentados fizessem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Foi Superintendente da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul e exerceu mandato de vereador de Ponta Porã.

 A Coordenadora-Geral do MDA, Marina Viana, tem licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi assessora do Programa de Segurança Alimentar do Estado, professora da rede estadual de ensino e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Marina Viana é assentada da reforma agrária no município de Terenos. O Superintendente Federal da Aquicultura e Pesca em Mato Grosso do Sul, Júlio Cleverton dos Santos, é vereador em Glória de Dourados. Ele é técnico agropecuário e engenheiro agrônomo.

O Prefeito João Alfredo Danieze com o novo Superintendente Federal da Aquicultura e Pesca em Mato Grosso do Sul, Júlio Cleverton dos Santos.

O Prefeito João Alfredo Danieze com o Inspetor João Paulo Pinheiro Bueno, novo Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: