RIBAS DO RIO PARDO
Prefeitura dá início à nova campanha de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
A ação é encampada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e conta com a participação de todas as secretarias e Conselho Tutelar
02/05/2023
15:00
ASSECOM
O Prefeito João Alfredo e demais autoridades no lançamento da campanha
O Plenário da Câmara da Câmara Municipal de Vereadores ficou pequeno diante do lançamento da Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi oficializada nesta terça-feira (2). A ação é da Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).
Em discurso de abertura da campanha, no chamado Maio Laranja, o Prefeito João Alfredo Danieze deixou claro que a temática é muito séria e que o sucesso na superação deste problema não vai depender apenas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário juntos, e sim da união de toda a sociedade rio-pardense em todas as suas camadas.
Para João Alfredo Danieze, as redes sociais merecem uma atenção especial que começa em casa, vai para as escolas e se esparrama por toda a sociedade. O Prefeito destacou o estrago que os chamados “nudes” – fotografias em que a nudez da suposta vítima é exposta – pode fazer nas vidas das crianças e adolescentes, antes mesmo da consumação destes atos trágicos que podem afetar para sempre – e cruelmente - a vida de crianças e adolescentes.
Na avaliação de João Alfredo Danieze, a campanha não pode se restringir apenas ao 18 de maio – que é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes -, principalmente pelo fato de hoje o Município ter uma população flutuante de 10 mil pessoas a mais, sendo a maior parte de homens. “Infelizmente, isso pode acarretar em diversos tipos de assédios e a denúncia é fundamental como ponto de partida para iniciarmos o processo de banimento desta mazela, que hoje afeta o mundo inteiro”, disse João Alfredo Danieze.
Alunos da Escolas Estaduais de Ribas do Rio Pardo também participaram do lançamento da campanha do Maio Laranja e o prefeito pediu que todos eles – que estão amplamente conectados às redes sociais – possam contribuir neste combate com as denúncias, que podem partir por meio dos denominados “prints” de tela. “Estive em Brasília semana passada e este problema é foi discutido com as autoridades nacionais”, complementou João Alfredo Danieze.
A secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline Arimura, que lidera as ações desta campanha em Ribas do Rio Pardo, apresentou números que demonstram a devassidão deste problema social, que muitas vezes começa dentro de casa, sendo praticado pelos próprios parentes das vítimas. Ela enfatizou que, em 2022, em todo o Brasil, houve 37.735 casos de estupros contra crianças e, em 85% dos casos, os crimes foram praticados contra meninas com idade de até 13 anos, o que dá uma média de 97 abusos por dia.
A campanha, de acordo com Jaqueline Arimura, também pode ser interpretada como um pedido de socorro à proteção destas crianças. Em Ribas do Rio Pardo, os números são alarmantes: 40 casos registrados pelo Conselho Tutelar em apenas quatro meses, dos quais 17 deles vêm tendo acompanhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “A campanha está envolvendo todos os agentes de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes. A abertura no início do mês é uma prova de que estamos agindo todos os dias na prevenção dos abusos”, observou Jaqueline Arimura.
A abertura da Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes contou, ainda, com uma palestra de Viviane Vaz, que é bacharel em Missiologia pelo Seminário Teológico Batista do Oeste do Brasil. Ela também tem formação em psicanálise clínica, é autora de quatro livros sobre abuso sexual e fundadora do Projeto “Nova Transforma”, que atende a vítimas deste crime desde 2011. “É importante o engajamento social priorizando o olhar sobre crianças e adolescentes. Precisamos despertar essa responsabilidade porque 80% dos casos acontecem no ambiente familiar”, alertou Viviane Vaz.
Participaram, também, do lançamento da Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, o presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, Luiz do Sindicato; os vereadores Rose Pereira, Anderson Arry, Policial Christoffer, Edervânia Malta e Tânia Ferreira; além do juiz Thiago Notari Bertonocelllo, o promotor George Zarour Cézar, a delegada Paula Barreto, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Divina Castro e a presidente do Conselho Tutelar, Wanda Ribeiro, juntamente com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ribas do Rio Pardo, Pedro Garcia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Para comemorar Dia do Músico, Hashioka realiza sessão solene Tom do Pantanal – Arara Azul na Alems amanhã
Leia Mais
Esquenta Black Friday registra alta de 7,9% nos pedidos e indica crescimento na data principal
Leia Mais
TCE-MS participa de ação de cidadania na aldeia Te’yiku
Leia Mais
Presidente da Arauco, Carlos Altimiras, é homenageado pela FIEMS com Medalha da Ordem do Mérito Industrial
Municípios