SANESUL
Renato Marcílio diz que PPP da energia solar é um avanço para o desenvolvimento de MS
O lançamento foi feito pelo governador Eduardo Riedel durante cerimônia ocorrida no auditório do Imasul, em Campo Grande.
07/02/2023
16:30
ASSECOM
Riedel, Renato MarcÃlio e autoridades públicos durante o ato
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcilio, prestigiou na manhã desta terça-feira (7) o ato de lançamento do “MS Renovável” (Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção da Energia) e da PPP da energia solar, este último que contempla a companhia de saneamento.
Segundo ele, a PPP da energia solar representa um avanço para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
“A PPP da Energia Elétrica Fotovoltaica é um avanço para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul que, além da economia, garantirá energia limpa aos prédios públicos. Um projeto ousado e sustentável que a Sanesul tem o orgulho de fazer parte e, assim, contribuir com o meio ambiente do nosso Estado”, avaliou o dirigente.
O lançamento foi feito pelo governador Eduardo Riedel durante cerimônia ocorrida no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, e contou com a presença de várias autoridades públicas.
"Quando a gente faz um projeto sustentável a partir de geração de energia renovável e isso traz 32% a 35% de economia para todo consumo de energia no Estado. Quando a gente fala em monetizar a questão ambiental e sustentabilidade é isso, recurso no bolso das pessoas e da sociedade a partir de projetos sustentáveis. A mensagem que a gente tem passado para o capital privado é muito poderosa, a agenda está colocada para que a tenhamos esses resultados, e quem vai se beneficiar é toda a sociedade sul-mato-grossense", afirmou o governador.
De acordo com o governo, o ‘MS Renovável’ é uma das ações do Proclima (Plano Estadual MS Carbono Neutro) que prevê zerar suas emissões líquidas de carbono até o ano de 2030.
O documento traça o diagnóstico do setor energético e as estratégias para atingir o potencial de oferta de energia renovável no Estado.
Essa é a primeira ação prática por um Mato Grosso do Sul inclusivo, próspero, verde e digital, no 38º dia de gestão do governador Eduardo Riedel.
Mato Grosso do Sul se tornou referência nacional na produção de energia solar, térmica - a partir da biomassa - e do biogás, visando minimizar os efeitos do sistema centralizado de distribuição.
O Estado mantém esforços em diversificar a matriz elétrica e incentivar a geração e distribuição de energia a partir de fontes renováveis.
PPP da energia fotovoltaica
Na mesma cerimônia, Riedel também assinou os contratos de PPP (Parceria Público-Privada) de centrais de energia elétrica fotovoltaica para atender as estruturas físicas da administração pública do Estado e da Sanesul.
Realizado no dia 29 de setembro de 2022, na B3, em São Paulo, a PPP prevê a implantação, manutenção e operação de centrais de energia elétrica fotovoltaica, com gestão de serviços de compensação de créditos, a fim de suprir demanda energética das estruturas físicas da administração pública do Estado e da Sanesul.
Com projeto inovador no País e mais de 33% de deságio, Mato Grosso do Sul garantiu 37 % de redução de gastos com energia e nas instalações do Estado e Sanesul, além de reafirmar o compromisso com o projeto de carbono neutro para 2030.
O saldo positivo vem por meio da PPP com a empresa HCC Energia Solar que venceu o certame e vai administrar o sistema por 23 anos no caso do Governo do Estado e 18 anos para a Sanesul.
A abrangência do projeto é de 1.434 Unidades Consumidoras de baixa tensão do Governo de MS; e 463 Unidades Consumidoras de baixa tensão da Sanesul.
No primeiro contrato, para atender a empresa de saneamento, serão aplicados R$ 560.110,61 de recursos do Estado, no prazo de 18 anos, para o suprimento da demanda energética de 463 unidades da Sanesul (60% unidades de Captação de Água – Poços e 40% unidades administrativas, reservatórios e Estação Elevatória de Água).
Renato Marcílio assina o contrato da PPP (Foto: Saul Schramm)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Com mais de 50 mil doses aplicadas, fim de semana tem plantão contra gripe
Leia Mais
Com 100 dias de gestão, Campo Grande colhe os frutos de ações em todas as áreas
Leia Mais
Expogrande, Festival Expressão de Rua e festas no interior agitam o fim de semana em MS
Leia Mais
Rinaldo alerta falta de profissionais dentistas na rede pública de saúde da capital
Municípios