DOURADOS
Parceria entre Prefeitura e UFGD garante projeto de digitalização de documentos históricos
Aproximadamente 180 cadernos com leis, decretos e outras peças das décadas de 1930 a 1970 fazem parte da ação para criação do arquivo digital
16/12/2022
13:20
ASSECOM
Assinatura de efetivação do projeto aconteceu durante encontro de equipe da UFGD e PGM (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Dourados, por meio da PGM (Procuradoria Geral do Município), é parceira na efetivação do projeto de extensão “Digitalização de documentos históricos sobre os primeiros anos do município de Dourados”, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A ação abrange documentos das décadas de 1930 a princípios de 1970. Cerca de 180 cadernos contendo leis, decretos, aforamentos, resoluções e outros documentos legislativos que ordenaram o funcionamento do Executivo nesse período serão digitalizados.
Desde 2019, representantes do CDR (Centro de Documentação Regional) da UFGD iniciaram visitas ao setor, ao arquivo e museu municipal para levantamento da documentação existente. Na avaliação do coordenador do CDR, professor Carlos Barros Gonçalves, parcerias como essa são extremamente relevantes para a preservação da memória histórica e
administrativa do Município, além de possibilitar novas pesquisas sobre a localidade.
Após a conclusão do projeto, as versões impressas dos documentos serão devolvidas à Prefeitura Municipal, bem como as versões digitalizadas que estarão, nos dois órgãos, à disposição dos interessados.
Centro de Documentação Regional UFGD
O Centro de Documentação Regional é um laboratório vinculado à Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. Originado de um projeto elaborado por docentes da UFMS/Dourados, no início da década de 1980, o CDR vem colecionando, desde então, material documental e bibliográfico referente, especificamente, aos estudos regionais, não apenas o espaço correspondente ao atual estado de Mato Grosso do Sul, mas também o seu entorno, como os estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, e os países que mantêm relações históricas com a região, principalmente Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina.
O CDR está localizado na Unidade II, atrás do prédio da Faculdade de Ciências Humanas/FCH. Possui cerca de 280 metros quadrados, abrangendo espaços para acervo, consulta, higienização, digitalização e administração e atende não apenas ao público universitário como também à comunidade em geral.
Os guias do acervo podem ser consultados no site da UFGD, clicando aqui. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3410-2315, pelo email [email protected] ou diretamente no Instagram @cdr_ufgd.
Rua Coronel Ponciano, 1700
0800 999 2050
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Para comemorar Dia do Músico, Hashioka realiza sessão solene Tom do Pantanal – Arara Azul na Alems amanhã
Leia Mais
Esquenta Black Friday registra alta de 7,9% nos pedidos e indica crescimento na data principal
Leia Mais
TCE-MS participa de ação de cidadania na aldeia Te’yiku
Leia Mais
Presidente da Arauco, Carlos Altimiras, é homenageado pela FIEMS com Medalha da Ordem do Mérito Industrial
Municípios