Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Novembro de 2024

POLÍTICA

Governo apresenta projeto para expandir ferrovias em MS

Se aprovada, nova legislação vai dar mais autonomia para Estado liberar empresas para construir trilhos

20/10/2022

12:00

CAMPO GRANDE NEWS

Entrega do projeto de lei ocorreu oficialmente na manhã desta quinta-feira (20) na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa. (Foto: Bruno Rezende)

Foi apresentado nesta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do Poder Executivo que cria o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso do Sul e os regimes de exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros. 

O documento foi entregue pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, nas mãos do presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB). A previsão é que seja feito um acordo de lideranças entre os deputados na próxima sessão, na terça-feira (25), para definir a tramitação do texto até a votação.

Desde junho deste ano, o Legislativo aprovou uma emenda constitucional que autoriza o Executivo a fazer a gestão do transporte ferroviário. Até então, essa era uma autonomia apenas da União. A partir da modificação da lei federal, Mato Grosso do Sul se adequou a nova regra que amplia as possibilidades de transporte no modal ferroviário.

“Toda a empresa que quiser fazer o transporte pela ferrovia terá que pedir autorizar do Estado para que possa construir uma ferrovia para transportar sua carga. Atualmente o Estado tem três ferrovias, com vários terminais que poderão ser interligados. Esse projeto reduz em 28% o custo operacional”, explicou Verruk.

Com a prioridade em transporte de grãos, minérios e celulose, as empresas terão cerca de 6 mil quilômetros de malha ferroviária para auxiliar no escoamento dos seus produtos. Na região Norte, a Rumo atua no trecho entre Aparecida do Taboado até o Porto de Santos (SP), com três terminais em sua extensão. Já a Malha Oeste, liga Três Lagoas a Corumbá, com 13 terminais pelo percurso e até o final deste ano a Nova Ferroeste deve ser leiloada na Bolsa B3 para ligar MS, PR e SC, saindo de Maracaju até o Porto de Paranaguá (PR). 

Na avaliação do Governo, o modelo de autorização para implantação de novas ferrovias para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária, previsto no projeto, traz competitividade, com os riscos atribuídos à iniciativa privada.

O projeto destaca que a outorga de autorização é um importante instrumento para a viabilização de ferrovias de curta extensão, conhecidas como shortlines, o que incentiva ainda mais o crescimento do transporte ferroviário, pois trata-se de uma espécie de “segunda camada das linhas centrais”, com a construção de novas linhas fora dos troncos principais.

“O Estado cria o ambiente necessário para que a iniciativa privada possa construir e operar ferrovias, preservando a qualidade e a eficiência da prestação dos serviços à população sul-mato-grossense”, esclareceu Verruck que afirmou que já existe empresas interessadas em aproveitar a nova legislação, quando sancionada.

 


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