Campo Grande (MS), Terça-feira, 26 de Novembro de 2024

SEBRAE

Potenciais de MS no setor de celulose são apresentados em feira voltada ao segmento

Governo do Estado, por meio da Semagro, e com o apoio do Sebrae, pelo programa Propeq Dinamiza, marca presença em 54° Congresso de Celulose e Papel, em SP

05/10/2022

08:30

ASSECOM

Por meio do Programa Estadual dos Pequenos Negócios (Propeq Dinamiza), uma parceria entre Governo do Estado e Sebrae/MS, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) participa, entre os dias 04 e 06 de outubro, com um estande no maior evento de tecnologias para o setor de celulose: o 54° Congresso Internacional de Celulose e Papel – ABTCP, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

De acordo com o secretário de estado de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que também é vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, o objetivo com a participação da feira é mostrar o potencial e a força da cadeia da celulose e papel do Estado. No evento, serão debatidos temas como sociedade, meio ambiente e governança.

“Temos a maior parte dos investimentos previstos para o setor no próximo ano. Neste momento temos a Suzano que está avançando com a construção de uma nova fábrica de celulose no município de Ribas do Rio Pardo. E mais recentemente recebemos a informação de que a Arauco vai construir uma outra planta em Inocência”, salientou o secretário. 

Em evidência no cenário nacional com projetos robustos na indústria, Mato Grosso do Sul é destaque como Vale da Celulose, com uma cadeia florestal competitiva e maior exportador do país. Atualmente, são três fábricas de celulose instaladas e em operação no município de Três Lagoas: uma da Eldorado Brasil, com capacidade de produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano; e duas da Suzano, que produzem 3,25 milhões de toneladas por ano.

Segundo levantamento da Semagro, o setor florestal do Estado é responsável pela geração de 27,2 mil empregos, sendo 14,9 mil diretos. Em 2021, o segmento gerou 6.266 vagas a mais em relação a 2020. Esse crescimento de postos de trabalho deve continuar nos próximos anos, com os investimentos já em curso, como o da nova fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, no valor de R$19 bilhões.

Na ocasião, além de informações sobre este cenário, o estande apresenta detalhes do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas de Mato Grosso do Sul (PROFLORESTA), que segundo Jaime Verruck, contribui para a expansão da base florestal do Estado. “O programa busca diversificar a produção, fortalecer o encadeamento produtivo, ampliar a base florestal de eucalipto, pinus e seringueira, aprimorar os incentivos fiscais, entre outros objetivos”, pontuou o secretário.

Sobre o Propeq Dinamiza

O Propeq Dinamiza – é uma ação do Sebrae em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semagro, que possui o objetivo de acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas em Mato Grosso do Sul.

Uma das ações executadas pela iniciativa é o apoio, neste ano, à realização do Semear – Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores, uma realização da empresa Suzano, em parceria com o Sebrae, que capacita gratuitamente mais de 170 micro e pequenas empresas de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

Com o Semear, o objetivo é que os empresários possam se qualificar para fornecer bens e serviços para grandes empresas instaladas na região, a exemplo da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. As capacitações tiveram início em julho, com duração de seis a oito meses. Desta forma, Governo do Estado, Suzano e Sebrae contribuem para preparar os pequenos negócios para aproveitarem o cenário de investimentos trazidos pelos grandes empreendimentos.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: