SAÚDE
Dia da Fisioterapia é celebrado nesta quinta e categoria luta por aprovação do piso salarial
08/09/2022
15:00
REDAÇÃO
EDILENE ALVES
Arquivo pessoal Dra. Amanda Alves - Atendimentos home care
Nesta quinta-feira (8) é celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia, uma das ciências essenciais na área da saúde, pois trabalha tanto com prevenção, quanto com a reabilitação de movimentos e o funcionamento de todo o corpo humano.
A data remete ao dia da fundação da World Confederation of Physical Therapy (WCPT), em 1951, que é o maior órgão da profissão e ao qual está credenciada a Associação de Fisioterapeutas do Brasil.
Neste ano, os profissionais da área comemoram não só o Dia da Fisioterapia, mas também a aprovação por unanimidade pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal do projeto que estabelece um novo piso salarial para a categoria.
O Projeto de Lei Nº 1.731/2021, de autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA), fixa em R$ 4,8 mil o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para uma jornada de 30 horas semanais. Agora, a proposta segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
Dra. Amanda Alves destaca a gratificação de estar ajudando seus pacientes nas reabilitaçòes e podendo contribuir para que se sintam apitos ao retorno de suas atividades diarias. "Ver o sorriso no rosto deles a cada sessão, me motiva. Cada paciente é um caso de amor," disse .
Em todo o Brasil existem atualmente cerca de 350 mil profissionais habilitados a exercer a profissão. Muitos atuam em hospitais, clínicas de reabilitação, escolas, organizações não governamentais, entre outros locais.
O trabalho desenvolvido pelos fisioterapeutas vai de uma simples prevenção para evitar progressão de doenças musculares e ósseas, até casos gravíssimos de reabilitação, que pode ser respiratória, motora ou ortopédica. Além disso, vários destes profissionais se especializam ainda em atendimentos voltados para estética, esporte e outras áreas.
Na pandemia o trabalho dos fisioterapeutas teve um destaque ainda maior, pois vários pacientes acometidos pela Covid-19 realizaram, ou durante o quadro grave da doença ou após a alta hospitalar, tratamento fisioterápico visando reversão das sequelas motoras e respiratórias.
Neste dia tão importante para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, a mensagem que fica é para a população, sobre a importância de valorizar destes profissionais e de que a prevenção e o tratamento precoce pode ser o melhor remédio para evitar quadros graves de dor.
Dra. Amanda Alves
Atendimentos home care
Cel: 67 9252-7044
Fisioterapia Neurológica
- Fisioterapia Ortopedica
- Fisioterapia na Saúde da Mulher
- Fisioterapia Dermatofuncional
- Fisioterapia Respiratória e Pos Covid.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Riscos dos Cigarros Eletrônicos: SES reúne especialistas em Workshop sobre Comércio Ilícito de Tabaco
Leia Mais
Proposta muda regras do concurso público da Polícia Civil em MS
Leia Mais
Mesa Diretora entrega novo fardamento para equipe de segurança da ALEMS
Leia Mais
Cantatas natalinas encantam público em apresentações no Shopping e contam histórias sobre esse período
Municípios