AQUIDAUANA
Município completa 130 anos nesta segunda-feira (15)
A cidade, conhecida como Portal do Pantanal, é marcada por séculos de história
15/08/2022
07:55
BIANKA MACÁRIO
©DIVULGAÇÃO
Nesta segunda-feira (15), o município de Aquidauana localizado no sudoeste do Estado, completa 130 anos de fundação.
Oficialmente é o ano de 1892 que consta nos registros, devido ao início do povoamento da região, mas o local é marcado por séculos de história.
As fronteiras eram uma preocupação do Brasil Império, com isso diversas vilas e cidades foram surgindo com o intuito de manter a fronteira livre de ocupações externas. Aquidauana surge nesse contexto.
Foi o Major Theodoro Rondon, junto com, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa, João de Almeida Castro e Manoel Antonio de Barros que chegaram às margens do rio com outros fazendeiros e coronéis para povoar a região que era economicamente despovoada.
O Rio Aquidauana deu nome ao município, sua origem vem do vocabulário dos indígenas Guaicuru, que significa rio estreito.
Assim como outras regiões, já havia a presença de indígenas, com isso os que chegaram haviam de conviver com os locais.
Atualmente, os indígenas que habitam o município são da etnia Terena, que formam uma população de mais de 9 mil indígenas, distribuídos em 09 aldeias.
O desenvolvimento da cidade esteve ligado também com o processo de expansão de São Paulo.
Dessa maneira, instala-se a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), com sua estação inaugurada em 1912, ligando Aquidauana a São Paulo, e isso foi um dos fatores responsáveis pelo crescimento econômico da cidade.
A partir disso facilitou o acesso de pessoas e permitiu a entrada de novos produtos. Dessa maneira, se tornou um núcleo urbano próspero devido à presença da pecuária e da estrada de ferro.
O município passou a ser um centro de transações comerciais, sendo considerada a cidade mais desenvolvida do sul do Mato Grosso.
Hoje, cidade centenária, Aquidauana possui belas paisagens dentro e fora da cidade. Além do centro histórico, existem as ruínas do extinto povoado de Santiago de Xerez.
Outras características marcantes da cidade, são suas paisagens naturais, além do Pantanal, tem a Serra de Maracaju.
Há também algumas cavernas catalogadas, com inscrições rupestres da época dos caçadores-coletores que habitaram essa região a milhares de anos atrás.
No final do século XX, o turismo chegou às fazendas pantaneiras com o advento das gravações da novela Pantanal (1990), que teve como cenário a Fazenda Rio Negro.
O Pantanal de Aquidauana, atualmente, possui pousadas pantaneiras distribuídas pelo município, que oferecem as mais variadas opções de lazer.
Comemoração
A data será comemorada com um desfile cívico e será o primeiro após a pandemia. A partir das 7h30, na rua Sete de Setembro a população poderá prestigiar o momento.
O tema central do desfile é: “Aquidauana, 130 anos: o Pantanal é aqui, coração do Brasil”.
O desfile é um evento de rua, que atrai os moradores para contemplar as escolas, instituições civis, religiosas e militares que desfilam homenageando a cidade.
Amanhã, a programação começa, com o hasteamento dos pavilhões na Praça dos Estudantes e, dali, todos seguem para a Rua Sete de Setembro, onde acontecerá o desfile.
Este ano o desfile de Aquidauana contará com 69 instituições e 8 bandas e fanfarras participantes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios