SAÚDE
Suspeita de varíola dos macacos na Bolívia faz fronteira com Brasil levantar alerta
Jovem, de 26 anos, foi isolado em Santa Cruz de la Sierra após ter contato com duas pessoas vindas da Espanha e apresentar sintomas relacionados à doença.
27/05/2022
07:15
G1
DÉBORA RICALDE
Fronteira entre Brasil e BolÃvia, em Mato Grosso do Sul — Foto: Reprodução/ Jaderson Moreira
A fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Mato Grosso do Sul, está em alerta após um jovem, de 26 anos, ser isolado, nesta quinta-feira (26), com sintomas parecidos ao da varíola dos macacos.
O comunicado foi feito pela Secretária de Saúde de Corumbá, cidade que fica na linha fronteiriça com a Bolívia.
"Recebemos o comunicado da vigilância de fronteira sobre o possível diagnostico de uma doença relacionada a varíola dos macacos, trata-se de um jovem boliviano, que esta em Santa Cruz de la Sierra isolado", informou o secretário Rogério Leite.
Segundo o diretor nacional de Epidemiologia da Bolívia, Freddy Armijo, o paciente teve contato com duas pessoas vindas da Espanha. O homem passa por testes e até a publicação dessa matéria ainda não havia confirmação do diagnóstico.
"Estão sendo feito todos os testes para que a gente possa fazer o descarte relacionado as doenças contagiosas, como a varíola dos macacos. No entanto, toda a área de vigilância em fronteira estão em contato direto para que a gente possa ter uma maior segurança na prevenção a saúde", finalizou Rogério.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Com atuação preventiva, TCE-MS assegura correção em licitação de R$ 94 milhões e garante uso eficiente do dinheiro público
Leia Mais
Como economizar água e energia com pequenas mudanças em casa
Leia Mais
ALEMS aprova criação de Diploma e Medalha em Homenagem ao Cooperativismo
Leia Mais
Inauguração de novo shopping gera empregos e fortalece integração na fronteira
Municípios