CASSEMS
Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas (AGO) é aprovada por maioria absoluta pelos beneficiários Cassems
A 21ª Assembleia Geral Ordinária trouxe a prestação de contas do ano de 2021
08/04/2022
19:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou, nesta sexta-feira (08), Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas (AGO), referente ao exercício 2021 e Extraordinária (AGE). Para evitar o contágio por Covid-19, o evento que é realizado anualmente e aberto a todos os servidores estaduais que são beneficiários titulares da Caixa dos Servidores, aconteceu em formato 100% online. A prestação de contas foi aprovada por maioria absoluta pelos usuários do plano de saúde, que interagiram virtualmente com a assembleia, com 96,47% de satisfação.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, salienta que o plano de saúde foi afetado pela pandemia de Covid-19, mas manteve o cuidado com as vidas atendidas. “No ano de 2021, as despesas da operadora aumentaram em decorrência da pandemia de Covid-19 e a sinistralidade atingiu o percentual de 79%. As finanças também foram impactadas pelo novo rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Caixa dos Servidores priorizou as vidas dos seus beneficiários, elevou o número de leitos, implementou novas unidades de terapia intensiva (UTI), importou medicamentos, aumentou o número de profissionais e ajudou ativamente o poder público na vacação, para não deixar de atender com qualidade os 213 mil servidores do estado e familiares”.
Ayache explica, também, que a AGO é um dos momentos mais importantes para a Cassems. “A assembleia tem grande relevância para a gestão e os beneficiários, pois é neste evento que prestamos conta de tudo o que se passou durante o ano. Isso nos ajuda a definir as próximas estratégias e trabalhar, sempre, para evoluir da melhor forma. É por isso que somos o maior plano de saúde do estado, com a maior rede hospitalar de Mato Grosso do Sul”.
A AGO é um dos instrumentos de transparência e prestação de contas dos gastos e investimentos da Operadora para os seus beneficiários, conforme explica o presidente do Conselho Fiscal da Cassems, Lucílio Nobre. “A Assembleia Geral demonstra o compromisso da operadora com o servidor do estado, um formato da gestão compartilhada e participativa com todos os beneficiários. A Caixa dos Servidores, durante todo esse período, não aumentou custos na aliquota da conta do servidor e conseguiu vencer essa etapa tão difícil, que foi a pandemia, e continuar trabalhando”.
Para o vice-presidente da Cassems, Alexandre Junior Costa, o que torna a AGO ainda mais importante é a participação ativa dos beneficiários. “Mais uma vez, nossos beneficiários são convocados para assistir a prestação de contas e decidir os rumos da Caixa dos Servidores. Infelizmente, realizamos de maneira 100% virtual, pois ainda estamos em pandemia, mas esperamos ansiosamente que as próximas assembleias sejam presenciais. Esse plano de saúde é do servidor do estado, é ele quem ajuda a construir”.
De acordo com a diretora Financeira da Cassems, Maria Antônia Rodrigues, o período pandêmico foi desafiador para o plano de saúde, que contribuiu para desafogar os leitos de Mato Grosso do Sul, dando a assistência apropriada aos seus mais de 213 mil beneficiários. “Hoje é um dia muito especial, é a nossa 21ª assembleia e, apesar do grande desafio que passamos com a pandemia de Covid-19, seguimos firmes. A Caixa dos Servidores conseguiu conter a demanda da pandemia, cumprir com seus compromissos financeiros e dar um atendimento à altura que os servidores públicos merecem. A pandemia nos afetou muito, mas continuamos trabalhando e seguimos em frente para melhorar mais ainda os nossos serviços”.
O conselheiro Fiscal da Cassems, Ricardo Bueno, afirma que a AGO é uma diretriz prevista no estatuto da Operadora. “Este é o momento em que os conselhos e os gestores prestam contas dos investimentos no plano de saúde para os seus verdadeiros donos, os servidores do estado de Mato Grosso do Sul”.
Durante o evento, foram apresentados o Relatório das Atividades realizadas pela Cassems, no exercício de 2021 e a apresentação dos pareceres da Auditoria Independente e do Conselho Fiscal, também referentes ao exercício 2021.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios