Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Plataforma virtual reúne história da Hanseníase no Brasil

Memorial está disponível no portal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Objetivo é conscientizar sobre o período em que as pessoas com a doença eram isoladas compulsoriamente

05/04/2022

16:00

ASCOM/MMFDH

Apresentar o histórico dos principais hospitais-colônias para pessoas com Hanseníase no Brasil. Este é o objetivo do Memorial Virtual da Hanseníase, uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Disponibilizada no portal da Pasta, a exposição oferece uma série de fotografias, atuais e históricas, por meio de um passeio às colônias, de forma interativa, pela ferramenta Google Earth.

Até o momento, cinco hospitais-colônias compõem o acervo. São eles Vila Belisário Penna, no Distrito de Paricatuba, em Iranduba (AM); Centro de Convivência Antônio Diogo, em Redenção (CE); Sanatório Santa Izabel, em Betim (MG); Lazarópolis do Prata, em Igarapé-Açú (PA); e Asylo Colônia Santo ngelo, em Mogi das Cruzes (MG). A exposição é constituída por imagens do acervo do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Acesse o Memorial Virtual da Hanseníase no Brasil

“Durante o século XX, entre 1949 e 1986, muitos brasileiros com Hanseníase tiveram que fazer um isolamento compulsório, foram separados de suas famílias e tiveram sua vida mudada bruscamente, tendo que ser retirados para essas colônias. É uma marca na nossa história que nunca deverá ser esquecida. Essa recuperação da história é a máxima de que ninguém fica para trás”, destacou o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cláudio Panoeiro.

Na página também é possível conhecer mais sobre a Hanseníase, seus sintomas e como evitar a transmissão.

Benefício

O MMFDH é o responsável por receber as solicitações da pensão especial por isolamento e internação compulsórios de Hanseníase. O benefício é concedido a pessoas que foram colocadas nestes hospitais-colônias até 31 de dezembro de 1986. A pensão é vitalícia e, atualmente, o valor pago mensalmente é de R$ 1.734,51.

Desde 2008, o Governo Federal já recebeu 12,6 mil processos de solicitação do benefício – desses, mais de 9 mil foram deferidos pela Comissão Interministerial de Avaliação. “O interessado deve comprovar a doença e que foi isolado nessas colônias. A partir disso, uma Comissão Interministerial irá analisar todo o histórico e documentação”, explicou Panoeiro.

Solicitar pensão especial por isolamento e internação compulsórios de Hanseníase

Saiba mais

A Hanseníase é uma doença que atinge nervos e pele e pode deixar o paciente incapacitado para a vida. De 2016 a 2020, foram identificados 155,3 mil casos novos de hanseníase no Brasil.

Os sinais e sintomas mais frequentes são dormência, formigamento e diminuição de força nas mãos, pés ou pálpebras, e manchas brancas ou avermelhadas com diminuição ou perda da sensação de calor, de dor ou do tato.

Conhecida há mais de quatro mil anos, a doença é causada por infecção bacteriana (Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis). Atualmente, a Hanseníase é uma doença fácil de diagnosticar, tem cura e tratamento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: