Após negociação do Concen e Energisa, reajuste é adiado
05/04/2022
09:50
ASSECOM
Foto: @MariaGoreti
O processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA) que surtiria efeitos a partir de sexta-feira, 08 de abril, foi adiado em decisão nesta terça-feira, 05, da diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O pedido pela concessionária Energisa MS ocorre após intensas negociações com o Concen em soma de esforços para atenuar os impactos ao consumidor, previstos na casa dos dois dígitos.
“Ontem mesmo tivemos rodada com a área técnica da Aneel e alinhamos com a Energisa para seguirmos com as negociações. Consideramos que qualquer percentual para amenizar o efeito ao consumidor é muito importante. Com o adiamento, ganhamos um fôlego para buscar possibilidade de redução em cada rubrica possível”, diz a presidente do Concen, Rosimeire Costa. Após gestão do Conselho, a Justiça Federal decidiu no dia 07 de março sobre a devolução de impostos cobrados de forma indevida pela Fazenda Federal (com ICMS na base do PIS e Cofins), o que já atenua o índice.
No RTA 2021 o aumento médio ao consumidor da área de concessão foi de 8,9% sendo que parte do índice foi diferida para o ano seguinte.
O adiamento do aumento se dará até que “as medidas para RTA estejam aptas”, de acordo com a Aneel. Nas próximas semanas devem ser ajustados os pontos que vão contribuir para a queda do índice.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Leia Mais
Audiência pública discute ampliação do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19)
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Municípios