Líder de reclamações no Procon-MS, Energisa deve pedir reajuste de 16% na conta de luz a partir do dia 8
A primeira reunião para debater o aumento na conta de energia em Mato Grosso do Sul será realizada nesta terça-feira (5)
04/04/2022
10:30
Lucas Mamédio
A primeira reunião para debater o aumento na conta de energia pedido pela Energisa em Mato Grosso do Sul será realizada nesta terça-feira (5) de manhã em Brasília. Segundo o Concen-MS (Conselho de Consumidores das Áreas de Concessão da Energisa em MS), o reajuste não deve ser menor que 16%, já que a atualização segue o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), que teve inflação acumulada nesse patamar. Se aprovado, o aumento deve vigorar a partir de 8 de abril.
Além do preço, contexto do reajuste também chama atenção. Isso poque a Energisa foi a campeã de reclamações no Procon-MS durante os 12 meses do ano passado. A concessionária teve 364 ocorrências. Dentre as reclamações da Energisa, a maioria é de cobrança indevida/abusiva com 207 registros.
Para Concen, pouco pode ser feito para evitar o reajuste, já que o contrato firmado com a Energisa tem como premissa dos reajustes o acumulado do IGP-M. No mês de março, Rosimeire Costa, presidente do Concen, teve reunião virtual com a assessoria da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para tratar do empréstimo setorial que deve mitigar os efeitos do RTA (Reajuste Tarifário Anual) de abril.
O relator do processo sobre reajuste será diretor da Aneel Sandoval de Araújo Feitosa Neto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Leia Mais
Audiência pública discute ampliação do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19)
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Municípios