Campo Grande recebe título de ‘Capital Nacional do Chamamé’
O projeto de lei foi apresentado e aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A lei foi publicada nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da União e já entrou em vigor.
29/03/2022
09:15
G1
DÉBORA RICALDE
Campo Grande recebeu o tÃtulo de 'Capital Nacional do Chamamé' ©Governo de MS/Reprodução
Campo Grande passou a ter o título de “Capital Nacional do Chamamé”. O projeto de lei foi apresentado e aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A lei foi publicada nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da União e já entrou em vigor.
O texto do projeto que originou a lei ressalta que o chamamé é um gênero musical que se originou na província de Corrientes, na Argentina e depois se dispersou. Ressalta que chegou ao estado — ainda Mato Grosso, na primeira metade do século XX, trazido pelos imigrantes que trabalhavam na agropecuária, mas que logo conquistou o gosto popular.
O projeto argumentou ainda que o estilo se expandiu em Campo Grande, com compositores e intérpretes altamente qualificados e se tornou um ritmo muito apreciado e difundido. O reconhecimento dessa importância em âmbito estadual ocorreu com a criação do “Dia do Chamamé”, todo 19 de setembro, em 2009, e com a concessão ao gênero musical de patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Mato Grosso do Sul, em 2021.
"Para nós que temos o chamamé na veia, que dormimos e acordamos com chamamé é extremamente representativo e motivo de orgulho", diz Jânio Fagundes, integrante do Centro Cultural Chamamé de Campo Grande.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro deixa prisão domiciliar e vai a hospital para exames médicos
Leia Mais
Moradores de São Gabriel do Oeste caminham pelas ruas contra violência doméstica
Leia Mais
MS ao Vivo traz Vanessa da Mata a Campo Grande neste domingo com abertura de Kalélo
Leia Mais
Com nova decisão do STJ, servidor público pode ter direito a mais dinheiro no 13º e nas férias
Municípios