Municípios da região do Bolsão conquistam tomógrafo, centros de hemodiálise e reabilitação e Programa “Bem Nascer MS”
23/02/2022
08:45
SES
Ricardo Minella
Fotos: Divulgação
Costa Rica e Paranaíba, importantes cidades da Região do Bolsão, receberam nesta segunda-feira (21) várias ações na área de saúde, conquistadas por meio de parcerias entre o Governo do Estado, Ministério da Saúde e administrações municipais.
Para tanto, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, esteve nos dois municípios, entregando equipamentos e ativando novos serviços.
Em Paranaíba, junto com o prefeito Maycol Queiroz, deputado Gerson Claro, secretária municipal de Saúde Franciani Forni, vereadores e lideranças, o secretário procedeu à entrega de um aparelho de tomografia computadorizada e de um aparelho de ultrassom do Programa “Bem Nascer MS”.
Ainda em Paranaíba, o secretário Geraldo Resende reuniu-se com a secretária municipal de Saúde Franciani Mariano Forni, acompanhada do vereador Dr. Fernando Castro, do diretor da Santa Casa de Misericórdia, Jair Alves, e da engenheira Amanda. Junto com a diretora executiva da Secretaria de Estado de Saúde, Adriana Tobal, iniciou as tratativas para a construção de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) naquela unidade hospitalar.
Costa Rica
Em Costa Rica, a parceria do governo do Estado possibilitou a inauguração do Centro de Hemodiálise (Unidade de Nefrologia Andreza Cristina Pereira da Costa), com capacidade para atender 60 pacientes, que agora não necessitarão mais se deslocarem a Paranaíba, que fica a 260 quilômetros de distância. Com isso, Costa Rica passa a ser agora a referência regional para o atendimento aos pacientes dos municípios de, Chapadão do Sul, Alcinópolis, Paraíso das Águas, Figueirão, Chapadão do Céu- GO e Alto Taquari-MT.
Na estrutura, foram investidos R$ 2 milhões em recursos municipais na adequação da área construída de 282 metros quadrados equipada com equipamentos médicos, máquinas de hemodiálise, sistema de água e mobiliário. O novo espaço conta com 14 espaços, rol de entrada, sala de espera, de atendimento, administração, consultório, triagem multiprofissional, almoxarifado, quatro banheiros, posto de enfermagem, sala de recepção e recebimento de pacientes em tratamento de hemodiálise e hepatite. O Centro terá 17 profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistente social, recepcionista, serviços gerais e faturista.
Costa Rica também foi beneficiado com o Programa “Bem Nascer”, recebendo do Governo do Estado um aparelho de ultrassonografia. No município, o secretário Geraldo Resende também participou, junto com o prefeito Cleverson dos Santos, da inauguração do Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho, que oferecerá atendimento especializado para recém-nascidos prematuros e crianças com até 12 anos que tenham autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down e intercorrências da prematuridade.
“O que há de mais moderno, trouxemos para cá, hoje avançamos mais uma vez coroando a cidade com uma estrutura que só as grandes cidades têm e, neste sentido, estamos dando a Costa Rica o tratamento com a grandeza que o município merece”, afirmou o secretário Geraldo Resende na solenidade de ativação do Centro de Hemodiálise, lembrando que o Governo do Estado faz questão de estar presente em todos os municípios, com ações no sentido de consolidar a regionalização da saúde.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos, por sua vez, agradeceu a todos que tornaram a realização dos projetos possível, bem como lembrou da parceria entre Câmara de Vereadores, Município e governo do Estado. “Não tive oposição esse ano, tive colaboração”, salientou.
A presidente da câmara municipal, Manuelina Martins Cabral ressaltou a união de esforços que possibilitou as conquistas para a população. “Quero dizer em nome dos meus colegas vereadores, que o Legislativo vem trabalhando para ser a voz do povo, com o objetivo de cuidar e dar mais qualidade de vida”, afirmou. “É uma união de esforços, não só de agora, mas já de muito tempo”, destacou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios