Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Municípios da região do Bolsão conquistam tomógrafo, centros de hemodiálise e reabilitação e Programa “Bem Nascer MS”

23/02/2022

08:45

SES

Ricardo Minella

Fotos: Divulgação

Costa Rica e Paranaíba, importantes cidades da Região do Bolsão, receberam nesta segunda-feira (21) várias ações na área de saúde, conquistadas por meio de parcerias entre o Governo do Estado, Ministério da Saúde e administrações municipais.

Para tanto, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, esteve nos dois municípios, entregando equipamentos e ativando novos serviços.

Em Paranaíba, junto com o prefeito Maycol Queiroz, deputado Gerson Claro, secretária municipal de Saúde Franciani Forni, vereadores e lideranças, o secretário procedeu à entrega de um aparelho de tomografia computadorizada e de um aparelho de ultrassom do Programa “Bem Nascer MS”.

Ainda em Paranaíba, o secretário Geraldo Resende reuniu-se com a secretária municipal de Saúde Franciani Mariano Forni, acompanhada do vereador Dr. Fernando Castro, do diretor da Santa Casa de Misericórdia, Jair Alves, e da engenheira Amanda. Junto com a diretora executiva da Secretaria de Estado de Saúde, Adriana Tobal, iniciou as tratativas para a construção de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) naquela unidade hospitalar.

Costa Rica

Em Costa Rica, a parceria do governo do Estado possibilitou a inauguração do Centro de Hemodiálise (Unidade de Nefrologia Andreza Cristina Pereira da Costa), com capacidade para atender 60 pacientes, que agora não necessitarão mais se deslocarem a Paranaíba, que fica a 260 quilômetros de distância. Com isso, Costa Rica passa a ser agora a referência regional para o atendimento aos pacientes dos municípios de, Chapadão do Sul, Alcinópolis, Paraíso das Águas, Figueirão, Chapadão do Céu- GO e Alto Taquari-MT.

Na estrutura, foram investidos R$ 2 milhões em recursos municipais na adequação da área construída de 282 metros quadrados equipada com equipamentos médicos, máquinas de hemodiálise, sistema de água e mobiliário. O novo espaço conta com 14 espaços, rol de entrada, sala de espera, de atendimento, administração, consultório, triagem multiprofissional, almoxarifado, quatro banheiros, posto de enfermagem, sala de recepção e recebimento de pacientes em tratamento de hemodiálise e hepatite. O Centro terá 17 profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistente social, recepcionista, serviços gerais e faturista.

Costa Rica também foi beneficiado com o Programa “Bem Nascer”, recebendo do Governo do Estado um aparelho de ultrassonografia. No município, o secretário Geraldo Resende também participou, junto com o prefeito Cleverson dos Santos, da inauguração do Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho, que oferecerá atendimento especializado para recém-nascidos prematuros e crianças com até 12 anos que tenham autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down e intercorrências da prematuridade.

“O que há de mais moderno, trouxemos para cá, hoje avançamos mais uma vez coroando a cidade com uma estrutura que só as grandes cidades têm e, neste sentido, estamos dando a Costa Rica o tratamento com a grandeza que o município merece”, afirmou o secretário Geraldo Resende na solenidade de ativação do Centro de Hemodiálise, lembrando que o Governo do Estado faz questão de estar presente em todos os municípios, com ações no sentido de consolidar a regionalização da saúde.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos, por sua vez, agradeceu a todos que tornaram a realização dos projetos possível, bem como lembrou da parceria entre Câmara de Vereadores, Município e governo do Estado. “Não tive oposição esse ano, tive colaboração”, salientou.

A presidente da câmara municipal, Manuelina Martins Cabral ressaltou a união de esforços que possibilitou as conquistas para a população. “Quero dizer em nome dos meus colegas vereadores, que o Legislativo vem trabalhando para ser a voz do povo, com o objetivo de cuidar e dar mais qualidade de vida”, afirmou. “É uma união de esforços, não só de agora, mas já de muito tempo”, destacou.

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: