Campo Grande (MS), Sexta-feira, 11 de Abril de 2025

Programa "Viagem Feliz" beneficia usuário e incentiva o turismo em MS

24/08/2011

13:30

JORNAL CORREIO MS


  
Campo Grande (MS) � O governo do Estado lan�ou hoje (24) um programa para promover a melhoria no atendimento ao passageiro do transporte rodovi�rio intermunicipal de passageiros. O instrumento para atingir esse objetivo ser� a qualifica��o dos trabalhadores das empresas e das vans de transporte tur�stico.


Com a participa��o do governador Andr� Puccinelli, a Ag�ncia Estadual de Regula��o de Servi�os P�blicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) e a Fundtur assinaram um Termo de Coopera��o para executar o programa, chamado �Viagem Feliz - Seguran�a, Conforto e Cortesia nas viagens�, e firmaram Termos de Ades�o com duas empresas e duas cooperativas de vans que fazem o trajeto para Corumb� e Bonito. Esses dois trechos ser�o os primeiros a participar da capacita��o.

O governador citou que depois de d�cadas com a economia baseada na carne e nos gr�os, Mato Grosso do Sul vem buscando diversificar as oportunidades de desenvolvimento e tem apostado na ind�stria �limpa� do turismo. �Com iniciativas assim, n�s buscamos puxar o foco para o turismo. N�s entendemos que esse setor pode ser uma alavanca para quem, como n�s, tem as belezas naturais e a aptid�o�, afirmou Andr�. �As a��es e programas s�o para que tenhamos servi�os melhores, incluindo das empresas, dos receptivos, de quem vende bilhetes�, elencou.

O diretor-presidente da Agepan, Roberto Hashioka, e a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun, assinaram os acordos e ades�es, envolvendo tamb�m as operadoras Empresa de Transportes Andorinha (linha Campo Grande - Corumb�); Via��o Cruzeiro do Sul (linha Campo Grande - Bonito); a Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros e Cooperativa de Transporte Rodovi�rio de Passageiros e Encomendas em Vans do Pantanal. De acordo com Hashioka, por meio desse programa a Agepan vai contribuir com outra proposta j� em execu��o, numa parceria da Fundtur e do Minist�rio do Turismo, o �Parada Legal�.

�Vamos capacitar melhor os colaboradores para o atendimento dos usu�rios e para a manuten��o efetiva, que na verdade j� � executada, buscando o aperfei�oamento�, explicou o presidente da ag�ncia reguladora. �N�o h� d�vida que com a capacita��o no atendimento, na manuten��o, na higieniza��o dos ve�culos que fazem esse transporte, n�s vamos ter melhoria do servi�o�, ele destacou, apontando que essa qualifica��o tamb�m ajuda a enfrentar a concorr�ncia ilegal do transporte clandestino e atrair usu�rios para o sistema regular. �� bom tamb�m para os empres�rios, visto que no Brasil se vende muito ve�culo e hoje os carros particulares fazem com que haja uma diminui��o de passageiros no sistema rodovi�rio�, avaliou Hashioka.

A capacita��o come�a no dia 3 de outubro, para motoristas, cobradores, agentes de venda de passagem, administradores de terminais rodovi�rios, o corpo de fiscaliza��o e pessoal de Ouvidoria da Agepan.  As empresas e cooperativas ir�o designar os colabores para fazerem o treinamento, e a ideia � que eles atuem depois como multiplicadores dos conhecimentos. Inicialmente, o programa prev� um prazo de acompanhamento de dois anos depois da implanta��o, mas esse prazo pode ser estendido e a iniciativa tamb�m j� poder� ir, antes desse per�odo, para outras regi�es. Hashioka antecipou que j� h� interesse de empresas que atuam em outras rotas � como o de turismo de compras em Ponta Por� � em se integrar ao programa.

            Qualifica��o

A diretora-presidente da Fundtur confirmou que desde a implanta��o do projeto �Parada Legal�, origem do �Viagem Feliz�, h� regi�es interessadas em fazer parte da iniciativa. Em princ�pio, a proposta est� em andamento em pontos de parada nas rotas �Caminho dos Ip�s (Campo Grande), Bonito e Pantanal (Corumb�). A parceria com a Agepan vai complementar esse trabalho que vem sendo feito em conjunto com o Minist�rio do Turismo.

�N�s entramos na parte de qualifica��o em rela��o ao turista, com a conscientiza��o do atendimento. E � uma a��o abrangente em que vamos tratar tamb�m do combate � explora��o sexual de crian�as e adolescentes�, citou Nilde.

Al�m do enfoque no Atendimento ao Usu�rio dos Servi�os, o programa tamb�m destaca o aspecto da Manuten��o dos Ve�culos, tanto no trabalho preventivo, quanto nos cuidados durante a viagem. A vistoria que a equipe t�cnica da Agepan realiza rotineiramente nas garagens das transportadoras vai ser complementada com a capacita��o dos fiscais em no��es b�sicas para observarem, em tr�nsito, a regularidade das condi��es dos carros. � uma preocupa��o que vai al�m da parte mec�nica e foca tamb�m a higiene e limpeza poss�veis de serem feitas durante momentos de parada.  

A partir da implanta��o do programa, a Agepan vai criar o Selo de Qualidade �Viagem Feliz�, que ser� concedido �s empresas de transporte de passageiros que aderirem ao programa e participarem dos treinamentos. J� a continuidade do uso do selo de qualidade depender� da manuten��o das condi��es da presta��o dos servi�os aos usu�rios, conforme menciona o programa. 

Fonte: noticias.ms
Por: Gizele Cruz de Oliveira
Foto: Rachid Waqued

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