A TV Brasil Pantanal exibe na segunda-feira (30) um programa especial sobre a Rota das Monções em Mato Grosso do Sul. A equipe participou de uma expedição pelos rios Coxim, Jauru e Taquari, refazendo o caminho dos bandeirantes e levando música e cultura à população ribeirinha. O trabalho também é uma alternativa de geração de renda sustentável aos moradores, através do turismo, com o projeto "Folguedo das Monções". O programa inédito vai ao ar nesta segunda-feira-feira (30), às 19h30, com reapresentação no sábado (4).
De acordo com o turismólogo Ariel Albrecht, idealizador do Programa Rota das Monções, “a rota foi um dos principais fatores no processo de expansão territorial brasileira rumo ao Oeste do país, no século XVIII, fazendo surgir vários povoados e fazendas”. Dois exemplos foram a Fazenda Camapuã (1723) e o Arraial de Beliago (1729). O primeiro corresponde ao território que hoje é a cidade de Camapuã, ponto estratégico de transição e divisor das bacias do Paraná e do Paraguai. O segundo originou Coxim, um dos povoados mais antigos de Mato Grosso do Sul, com 283 anos de fundação.
O Arraial de Beliago surgiu como ponto de apoio às expedições de paulistas e portugueses (monçoeiros) que percorriam um trajeto fluvial desde o Rio Tietê, em São Paulo até o Cuiabá, no Mato Grosso. Viagens que duravam até seis meses, em busca das minas de ouro do Rio Cuiabá descobertas em 1719.
Hoje, expedições turísticas temáticas celebram partes destes trajetos, refazendo as pegadas dos desbravadores. Em um programa inédito, a TV Brasil Pantanal acompanha a empreitada: uma viagem pela história do Pantanal, revelando sua gente, seus artistas e uma natureza exuberante. TV Brasil Pantanal, canal 4 na TV aberta e 15 na Net.
Fonte: noticias.ms.gov.br
Por: Karen Andrielly
Foto: Divulgação
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.