Campo Grande (MS), Domingo, 05 de Maio de 2024

Glória de Dourados desenvolve projeto antidrogas

24/09/2014

09:10

CMS

O Projeto tem sido desenvolvido dentro das Escolas Estaduais juntamente com o ensino médio, através de oficinas


Em uma mobilização entre a Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Cultura e Escolas Estaduais, está acontecendo em Glória de Dourados o Projeto Cabeça Feita. O referido projeto tem como um dos objetivos atentar nossos jovens para os riscos ao uso de drogas. A temática abordada faz parte de uma série de medidas que a Secretaria vem desenvolvendo no decorrer do ano de 2014, onde dentro das políticas públicas de saúde, destaca-se esta problemática existente na sociedade e que a cada dia se torna mais presente causando uma imensidão de problemas vividos por famílias de diversas classes sociais. 

O Projeto tem sido desenvolvido dentro das Escolas Estaduais juntamente com o ensino médio, através de oficinas de teatro como possibilidade de transformação e desenvolvimento crítico na prevenção ao uso de drogas, além destas oficinas os alunos puderam praticar a leitura e pesquisa sobre entorpecentes e por meio disso criarem seus próprios roteiros e textos para ser apresentados a comunidade.

Neste contexto o projeto amplia sua função inicial, quando promove a interdisciplinaridade no desenvolvimento de competências que o próprio educando com uma série de incentivos busca construir. Para o Secretário de Municipal de Saúde Fausto José de Souza, o Projeto é uma das prioridades da sua gestão, uma vez que esta temática merece especial atenção por se tratar de saúde pública e ser um meio de destruição de muitas famílias, jovens e adultos. “Acredito que ações dessa natureza são da maior importância para construirmos uma sociedade mais crítica, participativa e consciente quanto ao uso das drogas. Buscamos com este Projeto despertar no jovem o risco que as drogas causam e entendemos que para isso devemos utilizar uma linguagem divertida e criativa, portanto pensamos no teatro como meio para transmitir essa mensagem.”

As atividades teatrais estão sendo realizadas dentro das escolas em encontros semanais com os alunos do ensino médio, foram envolvidas as escolas: Eufrosina Pinto, Hilda Bergo Duarte, Vânia Medeiros Lopes e Weimar Torres esta última faz parte do distrito de Guaçulandia. Toda ação conta com a participação dos diretores, coordenadores e professores que numa ação conjunta demonstram interesse e preocupação com a temática em questão.

O diretor de cultura e ministrante a Oficina professor Fábio Germano destaca que o projeto merece atenção especial. “Devemos abordar o tema com sinceridade e clareza. Nossos jovens tem acesso à informação mais rápido do que imaginamos. Estamos na era da informática e isso pode trazer coisas boas e ruins ao mesmo tempo. Temos realizado uma Oficina divertida, porque o teatro existe pra isso, mas ao mesmo tempo refletimos sobre o tema e discutimos a possibilidade de transmitir uma mensagem positiva, longe da visão “romântica” e estereotipada das drogas. Temos que estar mais atentos e presentes, nossos jovens não são bobos!”.

O prefeito Arceno Athas Junior também demonstra preocupação com esta questão e apoia as iniciativas empreendidas pela secretaria de saúde e órgãos parceiros, destacando que somente uma sociedade unida objetivará transformações, e que o combate às drogas é uma luta diária e constante e que os governos tem a obrigação de estarem presentes nesta batalha.
O Projeto Cabeça Feita está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Cultura em parceria com Ministério da Saúde, Escolas Estaduais, Conselho Tutelar do Menor e Adolescente, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Publico Estadual, Sinted, UEMS, Câmara Municipal e Prefeitura de Glória de Dourados.

Dentro desta proposta, o Secretário de Saúde Fausto José de Souza aproveita e convida a todos para que no dia 29 de setembro às 19 horas no anfiteatro da UEMS de Glória de Dourados, prestigiem a noite cultural onde serão apresentadas algumas peças de teatro feitas pelos alunos referente a prevenção e uso de drogas. Na ocasião terá a abertura de uma exposição de Máscaras artísticas, trabalho desenvolvido com alunos da 1ª Cia. Mix. de guardas Mirins de Glória de Dourados.



Assessoria de comunicação Departamento de Cultura
Foto: Divulgação



Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: