A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems promovem, nesta quinta-feira (23/07), das 8 às 16 horas, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o “Road Show: Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio”. Os interessados em participar ainda podem se inscrever gratuitamente por meio do LINK, sendo que o evento é voltado para empresas e operadores de comércio exterior.
Segundo a coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, o Road Show apresentará as vantagens e benefícios do Portal Único de Comércio Exterior, do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA) e do Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros (Capta). “Além das ferramentas, o evento terá a apresentação do estudo O Impacto da Facilitação de Comércio sobre a Economia Brasileira e a Indústria de Transformação”, completou.
Ela destaca que o Road Show é fruto de uma parceria entre a CNI, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a Embaixada do Reino Unido, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), o Instituto Aliança Procomex, e as Federações de Indústrias. Em maio, Belo Horizonte (MG) estreou o início das palestras, depois foi a vez de Porto Alegre (RS) em junho e, neste mês de julho, será em Campo Grande (MS), enquanto em agosto será em Fortaleza (CE), no mês de outubro em Salvador (BA) e, novembro, na cidade de Manaus (AM).
O Portal Único é uma iniciativa do MDIC e da Receita Federal que unifica os sistemas dos órgãos envolvidos nos processos de exportação e importação do país e simplifica as operações de compra e venda de bens e o trânsito aduaneiro. O OEA é uma certificação concedida pela Receita Federal às empresas que comprovam a segurança e o cumprimento das normas tributárias e aduaneiras no comércio exterior, para acelerar o despacho de mercadorias na aduana e garantir maior segurança e competitividade para o País.
O Capta, por sua vez, é uma plataforma online que reúne informações de 53 tratados comerciais assinados pelo Brasil e permite a simulação da aplicação de tarifas e preferências dadas aos produtos e serviços em relação aos mercados internacionais. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o CIN da Fiems pelos telefones (067) 3389-9150 e 3389-9255.
Fonte: ASSECOM/FIEMS
Por: Daniel Pedra
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.