Simpósio será realizado nos dias 24 e 25 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo
|
Dupla sertaneja Gilson e Junior animaram simpósio nesta manhã. (Foto: Victor Chileno) |
Campo Grande sedia a partir de hoje, o 1º Simpósio sobre Síndrome de Down: do nascimento à idade adulta, para que estudantes, pais, profissionais interessados e a sociedade como um todo possam expandir seus conhecimentos, esclarecer dúvidas, trocar experiências e entender melhor o universo de crianças, jovens e adultos com a Síndrome de Down.
“Esse tipo de evento faz toda a diferença nas nossas vidas, tantos pra nós pais para sabermos que não estamos desamparados e que tem sim onde recorrer com excelentes profissionais, quanto para os filhos que tem um acompanhamento todo especial”, disse Janete D’Ávalos mãe do Lukas Schimmelfenning, portador da Síndrome de Down, de 15 anos.
Além de informações atualizadas, foram apresentados casos de superação, de avanços, sucessos de pessoas com a Síndrome de Down e um show de abertura com a dupla sertaneja Gilson e Junior. “To adorando o show, muito alegre”, disse Lukas Schimmelfenning.
Caroline e Marcelo Quarteiro, pais do pequeno Benício, que tem a Síndrome de Down, são idealizadores e coordenadores do Simpósio na Capital. Segundo ela, não é fácil promover um evento tão grande, a equipe é muito reduzida. “Vejo que as pessoas têm necessidade e querem se informar. É só uma questão de oportunidade. E é isso que estamos querendo fazer: oferecer o que há de mais relevante no assunto hoje no País e no mundo”, comenta.
“As pessoas são carentes de informação, eu que atuo na área vejo como esse tipo de evento é importante pra sociedade, esse evento é grandioso”, contou Rosângela Fátima Bezerra.
Rosângela é professora na Associação Pestalozzi e conta que o acompanhamento precisa acontecer desde bebê, assim eles desenvolvem muito melhor. Ela atua principalmente na área d preparação para o trabalho. “Eles tem muito potencial, eu tenho vários jovens já no mercado de trabalho, além de aumentar a autoestima”, completou.
“Nosso principal objetivo é trazer a informação, para que cada vez mais os pais estejam preparados para receber esses bebês tão especiais e também os prepare para o mundo, a informação foi o que fez total diferença pra mim”, disse Cláudia Leão mãe de uma menina com SD.
O evento segue até amanhã (25) à tarde no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
Fonte: diáriodigital
Fotos: Victor Chileno
Link Original: http://www.diariodigital.com.br/geral/com-show-simposio-traz-novidades-para-universo-down/133093/