|
Telhado Verde serve para diminuir os focos de calor. (Foto: Site Coisa de Engenheiro) |
O prefeito Gilmar Olarte (PR) sancionou a Lei n° 5.591, que prevê a implantação de telhado verde nos prédios da Administração Pública direta e indireta, de Campo Grande. Proprietários que quiserem aderir ao projeto, terão incentivos financeiros para a implantação.
Conforme a lei publicada hoje em Diário Oficial, além de melhorar o aspecto paisagístico, a cobertura de vegetação diminui as ilhas de calor, absorve o escoamento superficial, reduz a demanda de ar condicionado e melhorar o microclima com a transformação do dióxido de carbono (Co2) em oxigenio (O2) pela fotossíntese.
A lei ainda especifica que é necessário vegetação de preferência nativa e que use pouca água, para impossibilitar a infestação de doenças. Para ser Telhado Verde, a vegetação precisar ter as camadas, impermeabilização, proteção contra raízes, drenagem, filtragem, substrato e vegetação.
As secretarias da prefeitura serão responsáveis pelo detalhamento técnico do projeto. O executivo também poderá elaborar definição de padrões estruturais para implantação do Telhado Verde no município.
A lei fala em cursos e palestras para a divulgação das técnicas imprescindíveis à implantação do Telhado Verde, como na parte estrutural, tipos de vegetação, e substrato. E incentivos fiscais e financeiros aos proprietários das edificações que adotarem Telhado Verde em conformidade com padrões técnicos especificados na regulamentação desta Lei.
Fonte: campograndenews
Por: Priscilla Peres
Link Original: http://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/prefeitura-sanciona-lei-que-implementa-uso-de-telhado-verde-na-capital
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.