Este � um sistema de comunica��o e atendimento � popula��o para facilitar sugest�es, elogios, reclama��es, pedidos e den�ncias
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A Prefeitura de Tr�s Lagoas, por meio da Diretoria de Rela��es Institucionais da Sa�de da Secretaria Municipal de Sa�de (SMS), mant�m ativo o Sistema de Ouvidoria da Sa�de, como um dos principais instrumentos que viabilizam � popula��o o direito do exerc�cio da cidadania, com o objetivo de ajudar no processo de humaniza��o e de melhoria da efici�ncia dos servi�os da Sa�de.
Para tanto, a fun��o da Ouvidoria da Sa�de �� intermediar as rela��es entre os cidad�os e os gestores do SUS (Sistema �nico de Sa�de), envolvendo coordenadores, diretores e secret�ria de Sa�de, para promover a comunica��o entre eles, formar la�os de confian�a e de colabora��o m�tua, com fortalecimento da cidadania�, explicou a coordenadora do Sistema de Ouvidoria da Sa�de de Tr�s Lagoas, Adriana Cristina da Silva.
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Junto com a ouvidora Regiane Bononi, Adriana explica que �o trabalho � promover a cidadania em sa�de e produzir informa��es que subsidiam o gestor nas tomadas de decis�es que atendam melhor �s necessidades da nossa popula��o�, ressaltou Adriana.
Segundo a diretora de Rela��es Institucionais da Sa�de, Rosalba Maria do Nascimento, �� por meio da Ouvidoria da Sa�de que chegam at� n�s, como gestores, as mais variadas manifesta��es de apoio e cr�ticas, den�ncias, elogios, reclama��es, solicita��es, pedidos de informa��es e tamb�m sugest�es para a melhoria da qualidade dos nossos servi�os�.
�� um espa�o importante para o exerc�cio da cidadania e que muito tem nos ajudado a melhorar os �ndices de humaniza��o dos servi�os da Sa�de�, completou Rosalba.
FUNCIONAMENTO
O Sistema de Ouvidoria da Sa�de de Tr�s Lagoas segue os mesmos padr�es de funcionamento e de atendimento aos cidad�os, estabelecidos pelo SUS, por meio de a��es conjuntas do Minist�rio da Sa�de e da Secretaria Estadual de Sa�de de Mato Grosso do Sul com a SMS.
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Por isso, como explicou a coordenadora Adriana, as manifesta��es dos cidad�os s�o registradas no Sistema Ouvidor SUS, Sistema do Minist�rio da Sa�de, e encaminhadas aos respons�veis pela �rea da Sa�de em quest�o, para que tome as provid�ncias devidas.
�Na maioria das vezes, s�o desabafos da popula��o e nosso trabalho � fazer o filtro, ou seja, a leitura do conte�do desses desabafos, porque todo o cidad�o merece respeito e aten��o e tem o direito a ser ouvido com aten��o�, comentou a coordenadora da Ouvidoria.
ATENDIMENTO
A Ouvidoria da Sa�de possui v�rias formas de atendimento � popula��o, para que possa exercer seu direito de cidad�o e cidad�.
As manifesta��es podem ser de forma an�nima, sem a necessidade de identifica��o pessoal, ou de forma completa, informando nome completo, endere�o, telefone e e-mail, para facilitar as respostas que se tornam necess�rias e que demonstram �que os gestores da Sa�de est�o tomando as devidas provid�ncias em aten��o ao cidad�o�, observou Adriana.
O contato com a Ouvidoria pode ser pelas seguintes modalidades: por telefone (0800-647-1001 ou 2929-1279); pessoalmente, de segunda-feira a sexta-feira, na Avenida Eloy Chaves, n�mero 867, no Centro, ao lado da Cl�nica de Diagn�stico e Cirurgia, no hor�rio de expediente (das 7h �s 11h e das 13h �s 17h); por e-mail ([email protected]); por formul�rio WEB no site da Sa�de do Minist�rio da Sa�de; e tamb�m por cartas que podem ser depositadas em urnas da Ouvidoria da Sa�de, colocadas na recep��o da maioria das Unidades de Sa�de de Tr�s Lagoas.
Fonte: ASSECOM