Campo Grande (MS), Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025

CHAPADÃO DO SUL| Novo terminal ferroviário do município melhora logística e já reflete na renda do produtor

03/07/2018

11:25

JE

�Divulga��o
O novo terminal ferrovi�rio de Chapad�o do Sul, que ser� inaugurado nesta quarta-feira (4), j� representa uma melhoria significativa na renda dos produtores da regi�o ao reduzir custos com transportes e melhorar a log�stica, afirma o secret�rio de Estado Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econ�mico, Produ��o e Agricultura Familiar). 

�Desde o in�cio do governo, temos feito um trabalho forte com a Rumo para reativa��o desse terminal. O foco � a melhoria e a redu��o dos custos log�sticos. Sempre que o governo fala de uma estrat�gia de melhoria log�stica, est� procurando meios que fa�a uma redu��o de custos. E a ferrovia, como meio j� estabelecido, gera transporte mais eficiente e barato�, afirmou Verruck. 

A Rumo Log�stica (concession�ria que administra a Ferronorte), em parceria com a ECTP (Engelhart Commodities Trading Partners), investiram R$ 27 milh�es na amplia��o do Terminal de Chapad�o do Sul, que passa a ter capacidade para embarcar at� 2 milh�es de toneladas de gr�os ao ano, crescimento estimado superior a 300%. Reativado em fevereiro de 2017, o terminal movimentou 600 mil toneladas de soja e milho at� o fim do ano. 

O plano de obras foi dividido em duas etapas: come�ou pela reforma estrutural do terminal para garantir a reativa��o das opera��es e, em seguida, na segunda fase, os servi�os foram concentrados na amplia��o da estrutura. Foram instalados um novo tombador e duas novas tulhas, com aumento na capacidade est�tica de 9 mil para 39 mil toneladas. 

Jaime Verruck prev� que o terminal deva atrair a produ��o de toda regi�o Norte do Estado e at� de munic�pios de Goi�s que fazem divisa com Chapad�o do Sul. �Isso mostra que, quando a log�stica � mais competitiva, ela gera um aumento direto de renda e na economia�, ponderou. 

O secret�rio lembrou que, nessa mesma ferrovia, foi inaugurado no ano passado o terminal de celulose de Aparecida do Taboado. �Ent�o hoje essa ferrovia j� est� levando celulose, agora a parte de gr�os e, futuramente, etanol. Portanto ela est� focada em commodities. Dessa forma n�s podemos, a partir desse terminal, mandar etanol para S�o Paulo e trazer combust�vel de S�o Paulo para Chapad�o.� 

A Ferronorte ou Ferrovia Norte Brasil (EF-364) estende-se por 755 quil�metros, de Santa F� do Sul (SP) a Rondon�polis (MT), cortando em seu trajeto o Nordeste de Mato Grosso do Sul. A Ferronorte, junto com a Malha Paulista, forma o principal corredor de exporta��o agr�cola do Brasil, ligando as regi�es produtoras de gr�os do Centro-Oeste brasileiro ao porto de Santos. 


ASSECOM

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