ALMS / HONRARIA CONTRA O RACISMO
Troféu do Mérito Zumbi dos Palmares e Tia Eva será conferido nesta terça-feira
Sessão solene na ALEMS reconhece personalidades e instituições que atuam no enfrentamento ao racismo e na promoção da cultura antirracista.
17/11/2025
13:05
REDAÇÃO
Sessão solene na ALEMS homenageia personalidades e instituições com o Troféu do Mérito Zumbi dos Palmares e Tia Eva. @DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta terça-feira (18), às 19h, a sessão solene de entrega do Troféu do Mérito Zumbi dos Palmares e Tia Eva. A homenagem, que ocorrerá no Plenário Júlio Maia, reconhece pessoas e instituições que se destacam no combate ao racismo e na promoção da cultura antirracista no Estado.
A deputada Gleice Jane (PT) é a propositora da cerimônia e autora da Resolução 108/2024, que acrescentou o nome de Tia Eva à honraria criada pela Resolução 39/2009 e posteriormente atualizada pela Resolução 59/2021, de autoria do então deputado Amarildo Cruz.
Gleice Jane enfatizou o legado de Amarildo Cruz na defesa da igualdade racial e a importância de valorizar Tia Eva, figura histórica de grande influência na luta e na organização da comunidade negra de Mato Grosso do Sul. “Ele se destacou por sua incansável luta pela igualdade racial e pelos direitos da população negra no Mato Grosso do Sul. Acrescentar o nome de Tia Eva à honraria é uma forma de homenagear e perpetuar sua memória, tão significativa para a comunidade negra e para a história do Estado”, afirmou.
Tia Eva
Nascida em Goiás e ex-escravizada, Tia Eva dedicou sua vida à construção de um espaço de liberdade para pessoas negras. Em 1905, após cumprir a promessa feita a São Benedito, chegou ao então território sul-mato-grossense junto a uma comitiva e fundou a comunidade negra Tia Eva na região do Olho D’Água, em Campo Grande. No local, próximo ao córrego Segredo, construiu uma igreja em devoção a São Benedito, consolidando um dos patrimônios culturais e históricos mais representativos da capital.
Serviço
A solenidade é aberta ao público e à imprensa, com cobertura jornalística da Comunicação da ALEMS. Haverá registro fotográfico no banco de imagens do Portal da Casa e transmissão ao vivo pelo Facebook, YouTube, TV ALEMS (canal 7.2 – sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV) e Rádio ALEMS FM 105.5.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Resistência antimicrobiana cresce e preocupa autoridades de saúde
Leia Mais
Governo de MS discute prioridades para 2026 com gestores municipais
Leia Mais
MPMS revela novos alvos da Operação Dirty Pix e prende vice-prefeita e ex-diretor de hospital
Leia Mais
Nova lei em MS marca 16 de fevereiro como data de memória e conscientização
Municípios