CLIMA INSTÁVEL EM TODO O ESTADO
Frente fria e ciclone provocam temporais em Mato Grosso do Sul
Sistema climático traz chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo nesta segunda-feira
13/10/2025
06:30
REDAÇÃO
Céu carregado marca o início da semana em Campo Grande; temporais atingem várias regiões do Estado @Maria Goreti
A semana começou com tempo instável em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a combinação entre a chegada de uma frente fria, um ciclone extratropical e o transporte de ar quente e úmido favorece a ocorrência de chuvas intensas e tempestades isoladas em grande parte do Estado nesta segunda-feira (13).
O alerta do órgão meteorológico inclui a possibilidade de raios, rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h e queda de granizo em pontos isolados. Em algumas regiões, o volume acumulado de chuva pode ultrapassar 30 milímetros em apenas 24 horas.
Em Campo Grande, a capital sul-mato-grossense, o dia começou com chuva leve. A previsão é de pancadas ao longo do dia, ventos de até 60 km/h e máxima de 25°C. São esperados cerca de 18,5 milímetros de precipitação.
Outros municípios também registraram instabilidades nas últimas horas, como Mundo Novo, Ivinhema, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Dourados.
Apesar da mudança no tempo, as temperaturas seguem elevadas em algumas áreas, especialmente no Pantanal. Corumbá pode chegar aos 33°C, Porto Murtinho aos 31°C e Aquidauana aos 29°C. Já no norte do Estado, cidades como Coxim e Camapuã também registram máximas de até 29°C, com mínimas entre 18°C e 22°C.
No sul, a frente fria já provoca queda nas temperaturas. Dourados deve alcançar os 25°C, Iguatemi os 26°C e Ponta Porã, onde o frio será mais intenso, 24°C. A mínima em Ponta Porã é uma das mais baixas do dia, com previsão de 17°C.
Na região leste, Três Lagoas deve registrar máxima de 25°C e Paranaíba, 28°C. As maiores temperaturas do Estado ainda ocorrem em áreas isoladas do Pantanal, onde os termômetros podem alcançar até 37°C antes da chegada do ar mais frio.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios