PROTAGONISMO FEMININO
Deputada Lia Nogueira participa da abertura do Encontro de Bombeiras Militares em MS
Parlamentar defende mais representatividade e reforça luta contra a violência de gênero
03/10/2025
09:35
REDAÇÃO
Deputada Lia Nogueira durante a abertura do 13º Encontro Estadual de Bombeiras Militares em Campo Grande
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) participou na quinta-feira (2) da abertura do 13º Encontro Estadual de Bombeiras Militares, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). O evento, que reuniu autoridades civis e militares, teve como foco o fortalecimento da presença feminina na corporação e o reconhecimento da atuação das mulheres em profissões historicamente masculinas.
Em sua fala, a deputada destacou a importância de ampliar o espaço das mulheres na sociedade e no serviço público. “Vivemos um momento em que precisamos falar sobre o protagonismo feminino. Somos apenas três deputadas em um universo de 24 parlamentares estaduais. Isso é uma conquista, mas ainda estamos muito aquém do que podemos. A presença de mulheres no Corpo de Bombeiros mostra que estamos caminhando pelo caminho certo”, afirmou Lia.
Com mais de 20 anos de atuação no jornalismo, Lia Nogueira lembrou a admiração que sempre teve pelos bombeiros. “É uma das profissões mais dignas que existem, porque envolve literalmente doar a própria vida para salvar a vida do próximo. E quando vemos mulheres ocupando este espaço, percebemos que, além da força e da coragem, elas trazem consigo a sensibilidade uma característica tão nossa, que nos permite olhar o outro com o coração”, disse.
A parlamentar também aproveitou a ocasião para reforçar a luta contra a violência de gênero. Lia lembrou que Mato Grosso do Sul ocupa posição de destaque entre os estados com maiores índices de violência contra a mulher, sendo o segundo no ranking nacional. “Precisamos falar sobre isso e não podemos silenciar. Combatemos o machismo estrutural com participação, com mulheres ocupando espaços de poder e decisão. O nosso lugar é onde quisermos estar, construindo uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou.
Ao encerrar seu discurso, Lia deixou uma mensagem de esperança: “Quando uma mulher conquista espaço, todas nós avançamos juntas. E ao ver tantas bombeiras reunidas, percebo que estamos semeando esperança, coragem e igualdade. Esse é o legado que quero ajudar a construir: um Estado onde todas as mulheres tenham voz, respeito e oportunidade de brilhar.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agrinho inspira estudante de Corguinho a vencer a timidez e descobrir o mundo da comunicação
Leia Mais
Outubro Rosa: ALEMS reforça conscientização e prevenção como caminhos para vencer o câncer de mama
Leia Mais
Dia Mundial da Saúde Mental reforça importância do cuidado emocional e psicológico
Leia Mais
Ministério Público de Goiás entra com ação contra empresa de Virginia Fonseca por práticas abusivas
Municípios