SETOR FLORESTAL
Eldorado Brasil debate inovação e sustentabilidade no 7º Congresso Florestal em MS
Diretor florestal da companhia destacou avanços em biotecnologia e reforçou importância da cooperação setorial para o futuro da celulose
20/08/2025
09:20
REDAÇÃO
Germano Vieira, diretor florestal da Eldorado Brasil, apresenta os avanços da empresa no painel “O Vale da Celulose no Brasil” – @Divulgação/Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil Celulose foi destaque nesta segunda-feira (18), durante o 7º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, evento técnico promovido pela Reflore MS que antecedeu o início oficial do Show Florestal 2025, em Três Lagoas (MS).
Consolidado como um dos principais fóruns de debate do setor de base florestal no país, o congresso reuniu especialistas, autoridades e grandes empresas para discutir os rumos da cadeia produtiva no estado e no Brasil.
No Painel 1 – “O Vale da Celulose no Brasil: Status dos Megaempreendimentos Florestais”, o diretor florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira, apresentou a estratégia da companhia para produzir celulose de qualidade premium com sustentabilidade e tecnologia de ponta.
Durante a apresentação, Germano detalhou os investimentos da Eldorado em pesquisa e inovação genética para alcançar a chamada “árvore perfeita”, com atributos ideais como:
Alta produtividade;
Resistência a temperaturas extremas;
Baixa necessidade de irrigação;
Tolerância a tempestades e ventos.
Essas características, segundo ele, garantem madeira de excelência para a produção de celulose premium e asseguram resiliência diante das mudanças climáticas, cada vez mais relevantes nas operações florestais.
Germano também destacou a robustez da operação da empresa, que abrange 300 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto, além de 101 mil hectares de áreas de preservação ambiental. Nesses espaços, estão inseridos:
O Centro de Treinamento Itinerante Florestal, dedicado à capacitação técnica dos colaboradores;
O Centro de Tecnologia Florestal – ELDTECH, voltado ao desenvolvimento de biotecnologias e novos ativos florestais.
Um ponto central da fala do diretor florestal foi o investimento contínuo na valorização das pessoas. Segundo Germano, o foco no bem-estar dos colaboradores impacta diretamente na produtividade e no compromisso da equipe.
“Oferecemos transporte seguro, alimentação de qualidade, conectividade e infraestrutura de ponta, além de promovermos a cabinização — com máquinas operadas em ambientes climatizados e protegidos. Tudo isso eleva a qualidade de vida no campo e o desempenho nas operações”, afirmou.
Ao final de sua participação, Germano provocou o setor ao propor ações colaborativas entre as empresas florestais de MS, como:
Monitoramento conjunto de incêndios;
Uso compartilhado de torres meteorológicas;
Combate integrado a pragas;
Desenvolvimento de inimigos naturais.
A ideia, segundo ele, é potencializar os ganhos em um cenário de crescimento acelerado da base florestal no estado.
A participação da companhia segue de forma intensa no Show Florestal 2025, de 19 a 21 de agosto, na Arena Mix, em Três Lagoas. A Eldorado preparou um estande interativo e tecnológico, no qual o público pode conhecer de perto as inovações que consolidam a empresa como referência mundial em eficiência, sustentabilidade e valorização de pessoas.
Local: Arena Mix – Três Lagoas (MS)
Data: 19 a 21 de agosto
Horário: 12h às 19h (horário de MS)
Mais informações: www.showflorestal.com.br
A Eldorado Brasil Celulose, empresa do Grupo J&F, é reconhecida globalmente por sua excelência em produção de celulose e gestão florestal sustentável. Com mais de 5 mil colaboradores, a companhia produz 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano em seu parque industrial em Três Lagoas (MS) e exporta para mais de 40 países a partir de seu terminal portuário próprio (EBLog), em Santos (SP).
Comprometida com inovação, sustentabilidade e valorização humana, a Eldorado mantém certificações internacionais, desenvolve tecnologia de ponta no manejo de florestas e tem capacidade energética suficiente para abastecer uma cidade de mais de 2 milhões de habitantes com energia limpa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios