Campo Grande (MS), Sexta-feira, 25 de Julho de 2025

SEGURANÇA DIGITAL

CNJ comunica vazamento de dados de 11 milhões de chaves Pix

Exposição ocorreu no sistema Sisbajud; informações como nome, banco, agência e conta foram acessadas, mas sem revelar saldos ou senhas

24/07/2025

08:35

REDAÇÃO

Pix é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) comunicou, na noite de quarta-feira (23), um vazamento de dados cadastrais de 11.003.398 chaves Pix, por meio do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud). A falha ocorreu nos dias 20 e 21 de julho e foi prontamente corrigida, segundo o órgão.

As informações expostas foram de natureza cadastral, sem envolvimento de dados sensíveis. Estão entre os dados acessados:

  • Nome da pessoa

  • Chave Pix

  • Nome do banco

  • Número da agência

  • Número da conta

O Banco Central (BC) e o CNJ reforçaram que senhas, saldos, movimentações financeiras e outros dados protegidos por sigilo bancário não foram afetados.

Apesar de o impacto potencial ser considerado baixo, o BC destacou que a divulgação ocorreu por princípio de transparência, mesmo sem obrigação legal de notificação aos usuários neste tipo de vazamento.

O CNJ informou que, em breve, disponibilizará uma ferramenta oficial no site www.cnj.jus.br para que os cidadãos possam consultar se foram afetados. A instituição alerta que não fará contato por telefone, e-mail, SMS ou redes sociais — e que quaisquer abordagens com esse conteúdo devem ser consideradas tentativas de golpe.

Sobre o Sisbajud

O Sisbajud é um sistema eletrônico que permite ao Poder Judiciário acessar dados bancários e bloquear ativos de devedores, em cumprimento de decisões judiciais. Ele substituiu o antigo BacenJud e conecta diretamente juízes ao Banco Central e às instituições financeiras.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: