PROUNI 2026
Inscrições para o Prouni do primeiro semestre terminam nesta quinta-feira
Candidatos devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até 23h59
29/01/2026
08:30
REDAÇÃO
Prouni oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior em todo o país. @Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Termina às 23h59 desta quinta-feira (29) o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2026. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada ao Prouni, com login pela plataforma Gov.br.
O programa, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O público-alvo são estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Além da inscrição, o portal também disponibiliza a consulta às vagas ofertadas, que podem ser pesquisadas por curso, turno, instituição de ensino e município.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter concluído o ensino médio, ter participado do Enem 2024 e/ou 2025, obtido média mínima de 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação. A pré-seleção considera a melhor média do candidato entre as duas edições do exame.
No caso das bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Em 2026, o valor do salário mínimo é de R$ 1.621.
O Prouni também reserva bolsas para pessoas com deficiência e para candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No momento da inscrição, é possível optar por concorrer às vagas destinadas às políticas afirmativas, desde que atendidos os critérios legais.
Nesta edição, o Prouni disponibiliza 594.519 bolsas, o maior número já ofertado pelo programa. Do total, 274.819 são bolsas integrais e 319.700 são bolsas parciais. A maior parte das vagas é destinada a cursos na modalidade a distância, com 393,1 mil bolsas, além de 16.408 para cursos semipresenciais e 184.992 para cursos presenciais.
Quanto ao tipo de graduação, são 328.175 bolsas para cursos de bacharelado, 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas. Os cursos de administração e ciências contábeis concentram o maior número de bolsas ofertadas.
De acordo com o edital, o resultado da primeira chamada do Prouni 1/2026 será divulgado no dia 3 de fevereiro, na página oficial do programa. A segunda chamada está prevista para o dia 2 de março.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Polícia Civil articula parceria para promover autonomia de mulheres vítimas de violência em Bataguassu
Leia Mais
Sessão solene no dia 3 de fevereiro marca início do ano legislativo na ALEMS
Leia Mais
Sisu 2026: candidatos já podem conferir resultado individual
Leia Mais
Cuidados com os cabelos no verão: proteção e saúde em dias de sol intenso
Municípios