PRAZO FINAL PARA RENEGOCIAÇÃO
Pequenos negócios podem renegociar dívidas com a União até esta sexta-feira
30/01/2026
07:45
REDAÇÃO
Renegociação permite descontos em juros, multas e encargos para pequenos negócios regularizarem débitos com a União. © Marcello Casal JrAgência Brasil
Microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte têm até esta sexta-feira (30) para aderir às condições especiais de renegociação de débitos inscritos na dívida ativa da União. A medida é conduzida pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que prorrogou o Edital nº 11/2025, ampliando o prazo que originalmente se encerraria em setembro do ano passado.
A iniciativa permite a regularização de pendências fiscais com descontos que podem chegar a 100% sobre juros, multas e encargos legais, além da possibilidade de parcelamentos mais longos. As condições variam conforme o perfil da dívida e a capacidade de pagamento do contribuinte, buscando adequar a renegociação à realidade financeira de cada empresa.
Podem participar da renegociação os microempreendedores individuais, as microempresas e as empresas de pequeno porte que possuam débitos inscritos na dívida ativa da União.
Modalidades de renegociação
O edital disponibiliza diferentes modalidades de transação tributária. Entre elas estão a renegociação conforme a capacidade de pagamento do contribuinte, débitos considerados irrecuperáveis, transação de pequeno valor destinada a dívidas de até 60 salários mínimos, com regras específicas para MEIs e débitos garantidos por seguro garantia ou carta fiança.
A consulta às pendências e a formalização da adesão devem ser realizadas exclusivamente pelos canais oficiais da PGFN. A prorrogação do prazo busca ampliar o alcance da medida e incentivar a regularização fiscal como forma de fortalecer a retomada e a sustentabilidade dos pequenos negócios.
A PGFN destaca que a renegociação de dívidas é um procedimento distinto do pedido de reenquadramento no Simples Nacional, que ocorre no início de cada ano e segue regras próprias.
O prazo para aderir às modalidades de renegociação da dívida ativa da União se encerra nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro. Já o pedido de retorno ao Simples Nacional por MEIs desenquadrados do regime tem data limite diferente, em 31 de janeiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anvisa proíbe venda e uso de fitas importadas para clareamento dental sem registro
Leia Mais
UBS, UPA, hospital ou Samu: saiba onde buscar atendimento no SUS em cada situação
Leia Mais
Deputada Gleice Jane destina emenda para aquisição de motocicletas para agentes de endemias em Dourados
Leia Mais
Mato Grosso do Sul fechou 2025 com saldo positivo de 19,7 mil empregos formais
Municípios