SAÚDE: MS INTENSIFICA AÇÔES CONTRA O SARAMPO
Capacitação e vacinação em massa buscam prevenir reintrodução do vírus no Estado
Capacitação de profissionais e Dia D de vacinação ocorrem entre os dias 24 e 26 de julho
23/07/2025
08:00
REDAÇÃO
A tríplice viral é segura, gratuita e indicada para crianças e adultos com esquema vacinal incompleto (Foto: Ministério da Saúde)
Diante do surto de sarampo na Bolívia e do risco de reintrodução do vírus no Brasil, o Governo de Mato Grosso do Sul intensifica ações de prevenção e controle da doença nas regiões de fronteira. A partir desta quinta-feira (24), profissionais de saúde participam do Encontro Técnico-Científico "Imersão sobre Sarampo", em Campo Grande e Corumbá. No sábado (26), a população será mobilizada com o Dia D de Vacinação em Corumbá e Ladário.
A iniciativa envolve palestras, oficinas e rodas de discussão, com enfoque em imunização, vigilância epidemiológica, diagnóstico laboratorial e manejo clínico. As atividades são realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias municipais de saúde.
Segundo Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, a capacitação prepara as equipes para responder rapidamente a casos suspeitos e fortalecer o diálogo com a população.
“A vacina é segura, eficaz e gratuita. Precisamos garantir que ela chegue a todos com o esquema vacinal incompleto ou desatualizado”, reforça.
Programação – Imersão sobre Sarampo
Campo Grande
24 de julho (quinta-feira), das 13h às 18h
Auditório do Sebrae – Av. Mato Grosso, 1661
Corumbá
25 de julho (sexta-feira), das 13h às 18h
UNICESUMAR – Bloco II, Sala 8
Dia D de Vacinação – 26 de julho (sábado)
Corumbá: Centro Poliesportivo Municipal
Ladário: Coreto Central
A vacinação é gratuita pelo SUS, com foco em crianças a partir dos 12 meses e adultos até 59 anos, conforme o calendário vacinal. A SES orienta que todos levem documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.
O Brasil foi recertificado como país livre do sarampo em 2024, mas a emergência sanitária declarada pela Bolívia em junho de 2025 reacendeu os alertas. Só nos primeiros sete meses de 2025, ações de vigilância foram intensificadas nas fronteiras, com foco na detecção precoce, atualização vacinal e prevenção do contágio.
“Trata-se de uma questão de saúde pública internacional. Com o intenso fluxo entre os países, a proteção vacinal torna-se ainda mais essencial”, conclui a SES.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Obra ligará MS-382 ao aeroporto e à MS-178; licitação será aberta em 11 de agosto
Leia Mais
Trechos com obras exigem redução de velocidade e respeito à sinalização
Leia Mais
Prefeitura convoca aprovados em seleção temporária
Leia Mais
Ação do Detran-MS e Bombeiros busca reduzir acidentes com motociclistas no Estado
Municípios