SAÚDEANIMAL/BRASIL&MUNDO
China proíbe importação de aves do Brasil após surto de gripe aviária
Veto total acontece duas semanas após detecção do primeiro caso em granja comercial; outros países também impuseram restrições
31/05/2025
08:00
redação
@Wilson Dias/Agência Brasil
A China anunciou nAa ultima quinta-feira (29/5) a suspensão total das importações de aves e derivados do Brasil devido à detecção do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira, no município de Montenegro (RS). A decisão foi divulgada pela Administração Geral de Alfândegas da China e amplia o impacto econômico da doença sobre o setor avícola nacional.
Além da China, União Europeia, México, Canadá e África do Sul também suspenderam temporariamente as importações. Japão e Emirados Árabes Unidos, por sua vez, aplicaram restrições localizadas apenas ao município afetado.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que está investigando 11 casos suspeitos da doença em diferentes regiões do país. Desde o primeiro foco confirmado, a granja foi isolada e as aves eliminadas. A pasta reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos.
Na capital federal, o Zoológico de Brasília foi fechado temporariamente após a morte suspeita de duas aves silvestres. Medidas de controle sanitário foram adotadas no local, incluindo a higienização de veículos.
O surto pressiona o setor avícola brasileiro, líder global em exportações de carne de frango, e alerta para a necessidade de reforço na fiscalização sanitária em granjas e ambientes com aves silvestres.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS
Leia Mais
Milho surpreende em MS com estimativa de 14,2 milhões de toneladas na safra 2025
Leia Mais
Lia Nogueira pede reforma completa de escola estadual em Pedro Gomes
Leia Mais
ALEMS confirma concurso público e Ministério Público vai acompanhar todas as etapas do certame
Municípios