Campo Grande (MS), Domingo, 20 de Julho de 2025

INTERIOR/POLÍTICA

TSE cassa mandato de prefeito eleito em Bandeirantes (MS) e determina nova eleição

Álvaro Urt (PSDB) havia vencido as eleições de 2024 com 38% dos votos, mas foi considerado inelegível por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral

29/05/2025

14:00

REDAÇÃO

Álvaro Urt @REPRODUÇÃO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira (29), que o prefeito eleito de Bandeirantes (MS), Álvaro Urt (PSDB), está inelegível, e determinou a realização imediata de novas eleições para prefeito e vice-prefeito no município.

Álvaro Urt venceu as eleições de 2024 com 38% dos votos, amparado por uma liminar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que temporariamente o mantinha elegível. No entanto, o TSE entendeu que a decisão que afastou sua inelegibilidade foi proferida após o primeiro turno, contrariando as normas eleitorais.

“Nós tivemos uma decisão que alterou a situação de forma superveniente ao registro que afastou a inelegibilidade, mas que ocorreu após o primeiro turno da eleição, e a resolução diz que isso tem que ocorrer até o primeiro turno”, explicou o ministro relator André Mendonça.

Em 2020, Álvaro Urt já havia sido cassado pela Câmara de Vereadores de Bandeirantes durante o exercício do mandato de prefeito, ficando inelegível por oito anos. Ainda assim, disputou a eleição daquele ano, foi o mais votado, mas não assumiu o cargo por conta da inelegibilidade vigente — situação que se repetiu, com algumas nuances, em 2024.

Com a decisão do TSE, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul deverá organizar nova eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito em Bandeirantes. Ainda não há data definida.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: