INTERIOR/POLÍTICA
TSE cassa mandato de prefeito eleito em Bandeirantes (MS) e determina nova eleição
Álvaro Urt (PSDB) havia vencido as eleições de 2024 com 38% dos votos, mas foi considerado inelegível por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral
29/05/2025
14:00
REDAÇÃO
Álvaro Urt @REPRODUÇÃO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira (29), que o prefeito eleito de Bandeirantes (MS), Álvaro Urt (PSDB), está inelegível, e determinou a realização imediata de novas eleições para prefeito e vice-prefeito no município.
Álvaro Urt venceu as eleições de 2024 com 38% dos votos, amparado por uma liminar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que temporariamente o mantinha elegível. No entanto, o TSE entendeu que a decisão que afastou sua inelegibilidade foi proferida após o primeiro turno, contrariando as normas eleitorais.
“Nós tivemos uma decisão que alterou a situação de forma superveniente ao registro que afastou a inelegibilidade, mas que ocorreu após o primeiro turno da eleição, e a resolução diz que isso tem que ocorrer até o primeiro turno”, explicou o ministro relator André Mendonça.
Em 2020, Álvaro Urt já havia sido cassado pela Câmara de Vereadores de Bandeirantes durante o exercício do mandato de prefeito, ficando inelegível por oito anos. Ainda assim, disputou a eleição daquele ano, foi o mais votado, mas não assumiu o cargo por conta da inelegibilidade vigente — situação que se repetiu, com algumas nuances, em 2024.
Com a decisão do TSE, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul deverá organizar nova eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito em Bandeirantes. Ainda não há data definida.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vírus Nipah reacende atenção na Ásia, mas especialistas apontam baixo risco global
Leia Mais
Escola do Legislativo de Ponta Porã participa de reunião institucional na capital
Leia Mais
Anvisa proíbe venda e uso de fitas importadas para clareamento dental sem registro
Leia Mais
UBS, UPA, hospital ou Samu: saiba onde buscar atendimento no SUS em cada situação
Municípios