ESPORTES
Morenão será concedido ao Estado: UFMS aceita proposta para Parceria Público-Privada e revitalização do estádio
14/01/2025
09:45
REDAÇÃO
O Estádio Morenão, que não recebe jogos oficiais desde 2022, será concedido ao governo
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) concordou em conceder a administração do estádio Morenão ao Governo Estadual, conforme anunciou nesta manhã o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda. O acordo foi formalizado após conversas iniciadas no ano passado entre o governo estadual e a universidade, e a reitora Camila Ítavo deu aval para a mudança da gestão, que também foi aprovada pelo Conselho Universitário.
Em entrevista, o secretário Marcelo Miranda detalhou que, embora a proposta tenha sido aceita, ainda há pequenos ajustes a serem feitos. “Nós já recebemos oficialmente uma resposta positiva. Agora estamos tratando dos detalhes dessa concessão. São questões simples, como a manutenção do estádio durante esse período, e em 10 a 15 dias, esperamos superar esses pontos e começar os estudos para a implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP)”, afirmou.
A expectativa é que a formalização do processo de concessão seja concluída até fevereiro. A proposta de transformação do Morenão em um grande centro de eventos e para a prática de futebol tem como objetivo revitalizar a estrutura do estádio, que não recebe partidas oficiais desde abril de 2022.
Estádio fechado por quase três anos
O Morenão tem estado fechado por quase três anos devido a obras inacabadas, que já consumiram mais de R$ 3,6 milhões em recursos públicos. De acordo com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), o valor estimado para concluir as obras de infraestrutura do estádio é superior a R$ 30 milhões. Sem a realização de jogos, o estádio foi tomado pelo mato e se encontra em estado de abandono, apesar de seu potencial histórico e de público.
História e relevância do Morenão
Fundado em 7 de março de 1971, o Morenão, oficialmente denominado Estádio Universitário Pedro Pedrossian, é um marco histórico na cidade de Campo Grande. O nome foi uma homenagem ao então governador do Estado, Pedro Pedrossian, e o apelido popular faz referência à "Cidade Morena", como é conhecida a capital sul-mato-grossense.
O estádio já foi palco de grandes eventos esportivos, incluindo jogos da seleção brasileira pré-olímpica em 1999 contra o Paraguai e jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, como o confronto contra a Venezuela em 2009. Além disso, o Morenão recebeu seu recorde de público em 1978, quando 38.122 pessoas assistiram ao jogo entre Operário e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 1977.
Agora, com a mudança de administração e a proposta de Parceria Público-Privada, a esperança é de que o Morenão volte a ser um grande centro de eventos e esportes no estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira participa da inauguração da Sala Lilás e reforça luta contra a violência de gênero em Maracaju
Leia Mais
Câmara derruba veto e garante repasse para compra de fraldas, remédios e alimentos especiais a pessoas com deficiência
Leia Mais
Com 70% do território no bioma, Rio Verde pode mudar de nome para reforçar ligação com o Pantanal
Leia Mais
Projeto de Ponta Porã será aprovado durante 66ª Cúpula do Mercosul em Buenos Aires
Municípios