SENAR/MS
Programa Agrinho reforça compromisso com a educação de crianças e jovens, em cerimônia de encerramento anual
Edição especial, em comemoração aos 10 anos do programa, premiou participantes que se destacaram durante o ano de 2024
06/12/2024
07:20
ASSECOM
@Divulgação
Nesta quarta-feira (4), aconteceu a cerimônia de premiação dos participantes do Programa Agrinho, que se destacaram durante o ano de 2024. Realizado pelo Senar/MS, o programa reforça o compromisso com a educação de crianças e jovens ao celebrar, também, 10 anos de atuação, com atendimento a 900 mil alunos, distribuídos em escolas dos 79 municípios do Estado.
O Agrinho é responsável por levar a realidade da vida do campo para crianças e jovens das escolas do Estado e promover a consciência coletiva, com conceitos de cidadania e sustentabilidade sobre a produção agropecuária.
“Estamos comemorando o recorde do programa neste ano de 2024, onde 190 mil alunos de 612 escolas foram alcançados. Além disso, o programa completou 10 anos e já atendeu 900 mil alunos. Isso é gratificante porque estamos investindo na educação e levando o conhecimento do campo para as crianças”, destacou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
Durante o evento, foi anunciado o tema “Cultivando saberes, protegendo o pantanal” que será trabalhado durante o ano de 2025.
Olhar para o futuro
O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, destacou o incentivo das ações desenvolvidas pelo Agrinho para a vida dos participantes.
“É importante trabalhar, desde a escola, esse tipo de programa de olhar para o futuro. O grande ganho que nós enxergamos nesse projeto é que tanto os alunos quanto os professores veem na educação uma possibilidade de sucesso, de reconhecimento e de avanço na sua vida pessoal ou profissional”, destacou Lucas Galvan.
Responsabilidade Social
O Agrinho é considerado o maior programa de responsabilidade social. A adesão das escolas acontece no primeiro trimestre de cada ano e, após essa etapa, elas recebem o material e a visita pedagógica para orientações. Ao longo do ano, as escolas vão produzindo feiras, trabalhos pedagógicos para submetê-los ao concurso que tem o desfecho em evento no mês de dezembro.
“A entrega de material e o desenvolvimento de metodologias inovadoras e lúdicas com as escolas são realizadas com o objetivo de unir o campo e a cidade em uma abordagem que considere sustentabilidade e cidadania. O concurso, como esse que aconteceu hoje, premiou crianças que submeteram redações, podcasts, reportagens, contos e demais categorias, de acordo com a sua classificação”, disse.
Premiação
O evento premiou com notebooks e tablets os alunos das categorias de desenho para 1º e 2º ano; de redação, paródia, podcast e reportagem para os alunos do 3º ao 9º ano. Os professores e coordenadores pedagógicos participaram na categoria experiência pedagógica e foram premiados com notebooks, e escolas na categoria escola Agrinho vão receber Smart TVs e notebooks.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Possibilidade de chuva e calor intenso nesta terça-feira (24)
Leia Mais
Ministério da Saúde destina R$ 60 mil para cinco bancos de leite em MS
Leia Mais
Tradição de Natal, panetone ganha espaço na mesa dos brasileiros
Leia Mais
Horários de funcionamento de estabelecimentos em Campo Grande nos dias 24 e 25 de dezembro
Municípios