Campo Grande (MS), Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

CAMPO GRANDE

Direto da UNIGRAN Capital realiza palestra sobre crimes dolosos e Tribunal do Júri

O evento foi organizado pelo curso, em parceria com a Liga Acadêmica de Ciências Criminais

06/06/2024

07:20

ASSECOM

@Divulgação

O curso de Direito da UNIGRAN Capital realizou, em parceria com a Liga Acadêmica de Ciências Criminais, a palestra ‘Crimes dolosos contra à vida e Tribunal do Júri’. O evento teve o intuito de aprofundar os acadêmicos em aspectos do sistema processual penal brasileiro, gerando discussões em torno da intencionalidade dos crimes que resultam em morte, sendo uma das áreas mais complexas do Direito Penal.

O coordenador do curso, João Paulo Calves, apontou que o evento é de suma importância para o acadêmico, principalmente para aquele que irá seguir carreira no Direito Penal. “Essa temática centraliza discussões em torno da intencionalidade do agente no cometimento de crimes que resultam na morte de uma pessoa, uma das áreas mais complexas e debatidas dentro do Direito Penal”, enfatizou.

Além disso, a palestra, de acordo João Calves, abordou o tribunal do júri, que é responsável por julgar crimes, permitindo que o acadêmico possa compreender melhor esta dinâmica, onde cidadãos comuns atuam como jurados e têm poder de decisão.

Para falar sobre o tribunal do júri, foi convidado o defensor público do Mato Grosso do Sul, Rodrigo Antonio Stochiero Silva, com o tema ‘Teatro e Tribunal do Júri: a escolha do personagem ideal para o exercício da defesa em plenário’.

“Eu quero ressignificar essa impressão que as pessoas têm de que o tribunal do júri é um teatro e também fomentar o tribunal do júri, visto que ele é hoje talvez uma resistência a esse mundo novo em que a inteligência artificial e o artificialismo do exercício da defesa e também da acusação têm tomado conta, por conta da modernidade que facilita muitas vezes o trabalho das pessoas, mas também que prejudica obviamente esse caráter mais humano que o tribunal do júri apresenta”, comentou o defensor.

Ainda durante o evento, a doutora em Direito Penal, Andréa Flores, ministrou a palestra ‘Histórico da Violência Doméstica contra Mulher com ênfase no Feminicídio’.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: