INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Gerson Claro acompanha visita técnica à ponte da Rota Bioceânica no Paraguai
Obra fortalece posição estratégica de MS no comércio internacional e deve ser concluída em 2026
03/10/2025
07:35
REDAÇÃO
Deputado Gerson Claro durante visita às obras da ponte da Rota Bioceânica com autoridades brasileiras e paraguaias Foto: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro, acompanhou nesta quinta-feira, 2 de outubro, a visita técnica às obras da Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai, que liga Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (PY). A estrutura integra a Rota Bioceânica, corredor logístico internacional que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile.
A agenda contou com a presença de autoridades dos dois países, entre elas o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña.
A Rota Bioceânica é considerada uma das mais importantes iniciativas de integração sul-americana, com potencial para transformar o cenário econômico da região. O projeto deve reduzir em até 30% os custos logísticos e encurtar em cerca de 17 dias o tempo de transporte até os portos do Pacífico, em comparação com rotas tradicionais via Canal do Panamá.
Durante a visita, o deputado Gerson Claro destacou o papel estratégico da obra para o futuro do Estado e o compromisso do Legislativo estadual na consolidação de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento regional.
“Estamos diante de um marco histórico para Mato Grosso do Sul e para toda a América do Sul. A ponte da Rota Bioceânica coloca Mato Grosso do Sul no centro do comércio internacional, ampliando nossa competitividade e abrindo novas oportunidades para a produção local. Além do impacto econômico, essa obra também vai impulsionar o turismo e gerar emprego e renda para milhares de famílias sul-mato-grossenses”, afirmou o parlamentar.
Com 80% das obras já concluídas, a previsão é de que a Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai seja entregue em 2026. A estrutura principal terá 1.294 metros de extensão e 21 metros de largura. No lado brasileiro, os acessos somam mais de 13 quilômetros, com quatro pontes auxiliares, uma delas com quase 700 metros.
A construção da ponte é executada pelo governo paraguaio com financiamento da Itaipu Binacional e é considerada um pilar fundamental da Rota Bioceânica. O projeto visa impulsionar as economias dos países envolvidos, com reflexos diretos no agronegócio, indústria, comércio e turismo da região.
A visita técnica reforça a importância da cooperação entre os poderes públicos e os países sul-americanos para a conclusão da obra e o pleno funcionamento do corredor logístico internacional, que posiciona Mato Grosso do Sul como protagonista da nova rota continental.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Coletivo de brechós celebra 10 anos com evento festivo em Campo Grande
Leia Mais
Demência por Corpos de Lewy: Entenda doença de Milton Nascimento
Leia Mais
Desfile de primavera será atração principal da Semana do Idoso
Leia Mais
Jovens cristãos promovem mutirão de doação de sangue para reforçar estoques do Hemosul em Campo Grande
Municípios