ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto de Neno Razuk que estimula turismo acessível para pessoas com TEA é aprovado em 1 votação na ALEMS
16/04/2024
11:50
ASSECOM
@Divulgação
Foi aprovado em primeira votação o projeto do deputado estadual Neno Razuk (PL) que visa estimular o turismo acessível e inclusivo para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A matéria foi aprovada durante sessão na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
“São diretrizes para estimular o turismo para que sejam desenvolvidas políticas, programas e ações que promovam o turismo acessível e inclusivo, além de parcerias com o setor turístico, com organizações da sociedade civil e com entidades especializadas. Todos gostam de viajar e é preciso promover o turismo acessível e inclusivo para pessoas com TEA, para melhorar a qualidade de vida”, destaca o parlamentar.
No projeto há diretrizes como a adaptação de espaços turísticos e serviços para atender às necessidades das pessoas com TEA, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor; a promoção de atividades turísticas que considerem as características e preferências das pessoas com TEA, de forma a proporcionar experiências positivas e enriquecedoras e a capacitação de profissionais do setor turístico em relação ao TEA e práticas inclusivas.
São medidas que englobam a adaptação de espaços turísticos e serviços para atender às necessidades das pessoas com deficiência, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor; promoção de atividades que considerem as especificidades das pessoas com deficiência, de forma a proporcionar experiências positivas e enriquecedoras, e capacitação de profissionais do setor turístico em relação às deficiências e às práticas inclusivas.
Para o deputado é importante o estímulo uma vez que as pessoas viajam pelos mais variados motivos. “A atividade turística promove recreação, descanso, cultura, lazer, e pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável e para a inclusão social. São ações que além de fomentar o turismo em nosso Estado também incentiva os familiares dessas pessoas a viajarem pelo Estado", pontuou Neno Razuk.
Após aprovada em segunda votação a matéria segue para sanção do Governador Eduardo Riedel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Leia Mais
Audiência pública discute ampliação do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19)
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Municípios