Campo Grande (MS), Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

COXIM

Com receitas inovadoras que valorizam a cultura local, empreendedores de Coxim participam de festival na Feira da Concha

Pequi, pé de cedro e pescado são ingredientes que compõem os pratos desenvolvidos pelos feirantes com o apoio do Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, executado junto com a Prefeitura

02/04/2024

14:05

ASSECOM

@Divulgação

Pratos típicos da culinária de Coxim, como o empamonado e a moqueca de pintado, foram transformados em recheio de pastel e trouxeram um novo sabor para o petisco que é apresentado ao público em formato de peixe. Essa é uma das receitas que poderão ser degustadas pela população, durante o festival temático que acontece na sexta-feira (5), das 15h às 23h, na Feira da Concha Acústica, durante a programação de celebração dos 8 anos do espaço, organizada pela Prefeitura Municipal, com o apoio do Sebrae/MS.

Ao todo, 18 feirantes trazem receitas inovadoras que destacam a cultura gastronômica local. Para o desenvolvimento dos pratos, o grupo contou com o auxílio do Sebrae/MS por meio do projeto “Hoje é dia de Feira” – uma iniciativa levada para o município pelo programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal. A ação promoveu uma oficina gastronômica, além de capacitações em outras áreas como mercado, marketing e design, para que os empreendedores pudessem melhorar o negócio em diversos aspectos.

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Candido Paiva, essa atuação vem, principalmente, para fortalecer os empresários e auxiliar na consolidação da feira como um ambiente de promoção cultural, capaz de transformar a economia. “A celebração do aniversário da feira, juntamente com o festival temático, é a consolidação de todo esse trabalho, pois ajudamos os empreendedores a se prepararem para apresentar algo diferenciado para o público e atrair novos clientes. Com isso, incentivamos a geração de renda e auxiliamos a movimentar a economia”, destacou a analista-técnica do Sebrae/MS.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Coxim, Saimon Cândido, a Feira da Concha Acústica, conhecida também como “Feira do Produtor”, funciona no município desde 2016 e sempre teve o objetivo de valorizar os produtores rurais e o empreendedorismo local, algo que foi reforçado com a realização desse trabalho no município. “É um projeto que deu muito certo. Hoje essa é a maior feira itinerante da Região Norte de Mato Grosso do Sul e se tornou ponto de encontro da população. Com isso, conseguimos mudar a vida dos produtores e de muitos empreendedores que atuam aqui, trazendo a possibilidade de sustento das famílias”, pontuou o secretário.

Inovação gastronômica e valorização cultural

Transformar receitas típicas e ingredientes culturais de Coxim, em pratos que pudessem ser facilmente comercializados na feira, foi a proposta do Workshop Gastronômico ministrado para os empreendedores locais que atuam na área da culinária. A capacitação trouxe inovação no processo de confecção e auxiliou os feirantes a aprenderem novas técnicas.

“Em Coxim, um prato típico é o empamonado – um caldo picante que acompanha o churrasco. Para se tornar recheio de pastel, tivemos que fazer um processo de transformação para que ele virasse um creme e também viabilizamos um molho de pimenta bodinho a base de tomate, para que o feirante pudesse oferecer o prato, com ou sem pimenta, de acordo com o gosto de quem pediu. Ou seja, são adaptações de receitas que facilitam a comercialização e irão atrair mais clientes, gerando renda para os empreendedores”, esclareceu o chef Paulo Vasconcelos, consultor do Sebrae/MS, responsável pelo workshop.

Além do sabor, a inovação também está presente na apresentação dos pratos. No caso do pastel, por exemplo, o petisco é servido em forma de peixe, em alusão aos pescados presentes na culinária e ao rio Coxim que atravessa à cidade e dá nome ao município. As forminhas que dão formato ao pastel foram desenvolvidas pelo Living Lab – Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS – que fez o protótipo em uma impressora 3D.

Outro prato desenvolvido é a tapioca que é trazida pela empreendedora Jacqueline Silva Froes, em versões que levam como ingrediente de destaque o pequi. O fruto típico do cerrado dá sabor a um requeijão cremoso que pode acompanhar charque ou frango desfiado, depende da escolha do cliente.

Segundo a empreendedora, as capacitações promovidas pelo Sebrae fizeram toda a diferença para o negócio que, atualmente, tem 90% da renda oriunda da feira. “O Sebrae apareceu na minha vida num momento em que eu estava muito acomodada, então esse workshop foi muito importante para me dar mais ânimo. Fiquei muito animada em aprender novos recheios e entender o quanto é importante para o negócio ter um diferencial. Temos que inovar sempre”, comentou Jaqueline.

Juntamente com os pratos salgados, os empreendedores também aprenderam opções de sobremesas como doces com recheios de ganache e aromas das folhas do Pé de Cedro – árvore presente no bioma da região que é base para a produção de um licor. Para os empreendedores que participaram da ação, o suporte fez toda a diferença. Renata Pecora da Luz, por exemplo, além de empreendedora também é administradora da feira, e ressalta que com o incentivo do Sebrae tudo ficou mais profissional e organizado.

“Todos nós, feirantes e empreendedores, já enfrentamos muito desafios e superamos muitas coisas para chegarmos até aqui. Comemorar os oito anos da feira e ter um evento tão grande e valioso para nós e para toda a população de Coxim só foi possível porque temos o Sebrae como parceiro”, ressaltou.

Na sexta-feira (5), além da apresentação dos pratos que compõem o festival temático na praça de alimentação, a celebração de oito anos da Feira da Concha Acústica também traz para o público exposições de artesanato e atrações culturais.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Atualmente, o programa está em execução em 36 municípios de Mato Grosso do Sul com ações voltadas para fortalecer os pequenos negócios locais, seja no campo ou na cidade, além de atuar para a melhoria do ambiente de negócios em cada município.

Por meio do Cidade Empreendedora, além de Coxim, o projeto “Hoje é dia de Feira”, apoia mais de 390 empreendedores em 26 municípios do estado. São contempladas pela iniciativa as seguintes cidades: Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

 

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: