SAÚDE
Ação de orientação sobre câncer de mama é reconhecido com ‘Selo Empresa Amiga da Mulher’
A atuação comprometida com as boas práticas e valorização feminina resultaram no reconhecimento do Shopping Campo Grande como ‘Empresa Amiga da Mulher’. O selo foi concedido durante solenidade no último dia 14 de março, promovida pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).
18/03/2024
12:00
ASSECOM
MARIA GORETI
A atuação comprometida com as boas práticas e valorização feminina resultaram no reconhecimento do Shopping Campo Grande como ‘Empresa Amiga da Mulher’. O selo foi concedido durante solenidade no último dia 14 de março, promovida pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).
A ação destaque do centro comercial que conferiu o título foi o ‘Outubro Rosa’, realizado com foco na orientação das colaboradoras do Shopping Campo Grande, com informações sobre a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero, onde as mulheres foram convidadas a participar de uma palestra de orientação sobre o câncer de mama e de colo de útero, com a oportunidade de aprender realizar o autoexame com equipe de enfermagem que foi até o local. “Orientamos sobre como prevenir, onde procurar informação, como fazer o autoexame, e foi uma troca bem bacana porque durante as palestras, as funcionárias super se identificaram, algumas já viveram, já passaram pelo câncer, então teve essa troca de experiências e foi bem produtiva porque não foi só informação por parte das professoras, foi uma troca de vivências também”, ressalta a analista de Gente e Performance do Shopping, Mauriene Moura.
Para a analista, reconhecimentos como este não só fortalecem a empresa como deixam o grupo mais unido. “Isso nos dá mais vontade de continuar, de fazer projetos melhores, para dar a essas mulheres a informação, para que elas consigam se cuidar, e cultivar o amor próprio em primeiro lugar”, completa.
A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa explica que reconhecer boas práticas de empresas e instituições que pensam sobre e para as trabalhadoras, dentro da perspectiva do respeito, da cultura do não-assédio e da equidade de gênero, é fundamental para as políticas públicas. “É um processo que incentiva também mais empresas a desenvolver relações de consciência social e de práticas mesmo inovadoras que promovam esse tipo de atitude empresarial, como a equidade de gênero, valorização pelo fim da violência, pelo fim do assédio e várias outras práticas”, enfatiza.
Sobre o selo - Criado em 2020 pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, o Selo Social Empresa Amiga da Mulher vem desde 2021 premiando empresas em todo o Estado. Na quarta edição, seis empresas foram contempladas, entre Capital e interior:
Shopping Campo Grande – Outubro Rosa – Campo Grande
DIGIX – Licença Menstrual – Campo Grande
Brenco - Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Costa Rica
UFMS - Programa Sou Mulher - MS
Usina Eldorado - Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Rio Brilhante
Agro Energia - Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Nova Alvorada do Sul
De acordo com a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, a participação de empresas e entidades é essencial no trabalho de conscientização e busca pela igualdade. “A gente não vai conseguir transformar a sociedade sozinha enquanto poder público. Então, é necessário estabelecer parcerias entre instituições públicas privadas para a construção, para a transformação social e uma cultura de paz, de igualdade e de equidade de gênero. Nesse sentido, compreendemos a importância de envolver e ter uma estratégia para estimular a consciência social dessas empresas”, completa Manuela.
Comprometido com ações de desenvolvimento social, o Shopping Campo Grande realiza diversas iniciativas no decorrer do ano. Em março de 2024, promoveu o ‘EmpoderaEla’, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, onde realizou uma semana de ações, como debates, palestras e atendimentos na área da saúde, com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidados e bem-estar.
Ainda dentro desta iniciativa, promove até o dia 31 de março a campanha de arrecadação de absorventes íntimos e itens de higiene pessoal, que serão destinados à Casa da Mulher Brasileira, em apoio às mulheres vítimas de violência e situação de vulnerabilidade.
As doações podem ser entregues em frente ao SAC - próximo à loja Renner
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Leia Mais
Audiência pública discute ampliação do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19)
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Municípios