INTERIOR
Em Jateí, profissionalização garante controle da gestão
22/02/2024
15:10
MSNEWS
(Foto: Elias Ferreira)
A gestão municipal de Jateí entra no seu sexagésimo primeiro ano experimentando um novo conceito em administração pública. A partir de 2.023, a gestão de Jateí consolidou um processo de profissionalização, priorizando o trabalho técnico na condução da máquina administrativa. O resultado já aparece, com o município sendo destaque no controle de gastos, conforme atestou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), em recente relatório de controle externo, com Jateí estando entre os cinco do MS com gastos abaixo do limite estipulado por lei.
Telma recebeu do prefeito Eraldo a missão de fazer gestão profissional na administração. À esquerda nas fotos, Fernando Camilo, da Secretaria de Planejamento
A profissionalização da gestão não ocorreu de um dia para outro e teve momentos traumáticos, porque enfrentou resistência de um modo antigo de trabalho. A gestão profissional teve seus primeiros passos em 2.020, rompendo barreira e quebrando paradigmas até chegar em 2.023 com suas bases estabelecidas.
A mudança na forma de conduzir a máquina se deu partir da posse de Telma Barbosa Gandine na Secretaria Municipal de Administração. Ela recebeu a incumbência do prefeito Eraldo Jorge Leite, de elaborar um sistema para que o patrimônio do erário fosse valorizado e as despesas trouxessem consigo os resultados dos investimentos.
Professora de formação e especializada em gestão e controle, a secretária precisou agir com firmeza nas decisões, sem perder a ternura, pois a máquina pública não podia parar enquanto as mudanças estavam em andamento. A missão de dizer não às velhas práticas acabou sobrando para Telma que, mesmo sob pressão, sustentou posicionamentos para defender o interesse público.
Trabalhando em conjunto com a Secretaria de Planejamento e também com a de Finanças, , a Administração tem o controle contábil da gestão, sabendo o que está sendo feito e para onde estão indo os recursos públicos. A profissionalização da máquina administrativa em Jateí é mais um marco que vai para a conta de Eraldo Leite. “Mesmo sendo um político tradicional de cinco mandatos como prefeito, ele foi moderno e arrojado ao sustentar um processo de profissionalização da gestão, que traz consigo também algum desgaste político e eleitoral”, comentou Fernando Camilo, secretário de Planejamento, que também comemora o trabalho de controle dos gastos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vírus Nipah reacende atenção na Ásia, mas especialistas apontam baixo risco global
Leia Mais
Escola do Legislativo de Ponta Porã participa de reunião institucional na capital
Leia Mais
Anvisa proíbe venda e uso de fitas importadas para clareamento dental sem registro
Leia Mais
UBS, UPA, hospital ou Samu: saiba onde buscar atendimento no SUS em cada situação
Municípios